ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Frente do Agronegócio em MS quer 1,5 bi em indenização a produtores após perdas

Angela Kempfer e Ítalo Milhomen | 16/03/2011 11:50

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul criou na manhã de hoje a Frente Parlamentar do Agronegócio, na tentativa de fazer vingar projetos que beneficiem produtores prejudicados pelas chuvas no Estado.

Dezoito parlamentares integram o grupo. Na tarde de hoje, reunião vai definir qual deputado assumirá a presidência. A frente foi criada no ano passado, mas até agora não havia sido implantada.

Mesmo sem essas definições, o grupo já tem algumas metas definidas. Os deputados defendem decreto de calamidade que abrange 18 municípios que tiveram prejuízos na produção.

Famasul, sindicatos rurais e universidades devem fazer estudos para verificar o impacto em cada região e os números nas lavouras que tiveram perdas.

A frente também vai articular com bancada federal o perdão das dívidas de produtores que perderam a safra e indenização no valor de R$ 1,5 bilhão por perdas no custeio, como gasto com as sementes.

Desse valor, 17% seriam repassados ao Estado como ICMS que deixará de ser recolhido porque a safra não será comercializada.

O montante chegaria a 255 milhões, dos quais 25% iriam para os municípios, como repasse regular.

A frente também quer mobilização por um novo modelo de seguro rural, com juros mais baixos que os praticados hoje no mercado, que ficam entre 10 e 12%. O percentual defendido é de 1,8% ao ano.

Segundo o deputado Paulo Correa (PR), os três municípios mais afetados na produção foram Sidrolândia, Rio Brilhante e Bandeirantes.

A soja foi a maior afetada, mas também há comprometimento em aviários e risco na safra de milho.

Nos siga no Google Notícias