ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Gaeco aponta que vazamento atrasou Coffee Break em 20 dias e quer punição

Aline dos Santos e Filipe Prado | 01/10/2015 11:59
Segundo Marcos Alex, Gaeco fará diligências em busca de foragidos quando receber os mandados de prisão. (Foto: Fernando Antunes)
Segundo Marcos Alex, Gaeco fará diligências em busca de foragidos quando receber os mandados de prisão. (Foto: Fernando Antunes)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) aponta que o vazamento dos pedidos de prisões e afastamentos da operação Coffee Break atrasou os trabalhos em 20 dias e cobra investigação do caso.

“O Ministério Público Estadual tem que abrir investigação para saber quem teve acesso e repassou as informações. Tem que ser punido. Por conta do vazamento, tivemos que mudar todo o planejamento da investigação, gerou atraso de 20 dias”, afirma o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira.

Segundo ele, as prisões foram pedidas há mais de 15 dias e, na última sexta-feira, mesmo antes da decisão, as defesas dos acusados estavam levantando documentos para comprovar inocência. A situação foi destacada pelo desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva, que deferiu ontem as prisões temporárias do prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), e do empresário João Amorim.

“Não se justificar segredo de Justiça, posto que os fatos foram levados ao conhecimento público, inclusive antes do meu, pois antes mesmo de ter aberto o envelope lacrado, contendo o presente pedido, já havia apresentado petição rogando pelo indeferimento”, destacou o magistrado.

Para o desembargador, o vazamento partiu do próprio MPE. Desta forma, Bonassini optou por usar a equipe da PM (Polícia Militar) do tribunal para cumprir as decisões. Contudo, Olarte e Amorim não foram localizados e estão foragidos.

De acordo com Marcos Alex, assim que receber os mandados, o Gaeco fará diligências para localizá-los. Caso não se apresentem, o promotor vai solicitar a prisão preventiva de Olarte e do empresário. “Os pedidos de prisão e afastamento eram necessários para o andamento das investigações. Os investigados poderiam manipular as testemunhas”, diz o promotor.

A Justiça negou o afastamento de 17 dos 29 vereadores de Campo Grande. A Coffee Break apura compra de votos para a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP) em março de 2014.

Nos siga no Google Notícias