ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Gaeco investiga diálogo de deputados sobre fraude em folha de ponto

Coordenadora do grupo colocou em sigilo e disse que só falará no fim das apurações

Mayara Bueno | 01/11/2016 09:00
Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Arquivo)
Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Arquivo)

Está nas mãos do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) o caso envolvendo o diálogo entre os deputados estaduais Paulo Corrêa (PR) e Felipe Orro (PSDB). A conversa mostra Corrêa dando dicas a Orro de como fraudar folha de ponto dos servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A investigação, no entanto, está sob sigilo, conforme o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), instituição a qual o Gaeco é subordinado. Não há prazo para conclusão dos trabalhos e o Ministério Público não soube informar se o caso chegou antes da repercussão da conversa ou depois.

A reportagem tentou contato com a coordenadora do Gaeco, a promotora Cristiane Mourão, que falou que se pronunciaria somente por sua assessoria de comunicação. Ainda de acordo com o Ministério Público, é praxe do grupo de atuação manter investigações como essa sob sigilo e se que se posicionará somente no fim das apurações.

Nesta terça-feira (01), a expectativa é que o deputado Paulo Corrêa use a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para se explicar.

Ao Campo Grande News, no sábado (30), Felipe Orro disse que a gravação foi feita há um ano e meio e que na ocasião, cumpria uma agenda em Maracaju. Ele nega que o diálogo fosse sobre fraude e que Corrêa apenas sugeriu o ponto eletrônico. Orro diz que nem quis saber o motivo da orientação e que não adotou o ponto. “Mas ele não estava me ensinando a fraudar”, diz.

O deputado afirma que por ser terceiro secretário, portanto componente da mesa diretora, tem direito a mais funcionários. A reportagem questionou o número de pessoas que emprega em seu gabinete, o deputado não soube responder de imediato, mas que poderia fazer levantamento.

Relembre - O parlamentar do PR abre a conversa pedindo que Orro preste atenção e se certifica de que ele está sozinho. Em seguida, Paulo Corrêa cita matéria da Rede Globo sobre o Poder Legislativo. No caso, uma reportagem do Fantástico na Assembleia do Rio Grande do Sul, um indicativo de que a conversa data de junho de 2015, quando a matéria foi veiculada pela emissora.

“A rede Globo está entrando nas Assembleias Legislativas do Brasil inteiro, onde que ela pega você? Você e eu temos bastante, certo! Você sabe o que nós temos mais do que os outros, não sabe? Põe um controle de ponto, mesmo que seja fictício, do começo do ano até agora. Pega o seu chefe de gabinete e manda agir, deixa lá até do dia anterior. Todo dia aquelas pessoas têm que assinar o ponto até que passa esse rolo aí”, afirma Côrrea. Antes da orientação, ele repreende o deputado do PSDB, que disse não saber da reportagem.

Na sequência, Orro pergunta sobre quem está na base, numa alusão a Aquidauana, onde tem funcionários. Em seguida, Côrrea critica o deputado Zé Teixeira (DEM). Ele dispara xingamentos e afirma que o parlamentar do DEM fala mais do que a boca.

Depois, Corrêa retoma o ponto principal da conversa e diz que Orro precisa providenciar registro de ponto e fazer todos assinar. “Se tem mais gente, faz os 40 assinar. Faz uma folha dos 20 normais e os outros que você tem. Assina o ponto, deixa sempre do dia anterior assinado”, reforça Côrrea.

O deputado do PR prossegue com a afirmação de que ele e Orro têm o mesmo problema. “Eu só falei isso pra você, por favor não repita para ninguém. Estou sugerindo porque gosto de você”, diz. Orro finaliza: “pode deixar, um abraço”.

Nos siga no Google Notícias