ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Gaeco vai em busca de celulares dos vereadores e do prefeito Bernal

Paulo Yafusso e Alan Diógenes | 22/10/2015 19:50
Integrantes do Gaeco deixam a Câmara Municipal da mesma forma que chegaram: em silêncio (Foto: Fernando Antunes)
Integrantes do Gaeco deixam a Câmara Municipal da mesma forma que chegaram: em silêncio (Foto: Fernando Antunes)

Uma equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) esteve na tarde de hoje (22) na Câmara Municipal e na Esplanada Ferroviária, para apreender celulares de vereadores e do prefeito Alcides Bernal (PP). A ação foi em atendimento a uma representação protocolada na tarde de ontem pelo advogado Rene Siufi, que defende o vereador Edil Albuquerque (PMDB). O pedido foi para que sejam apreendidos e periciados os celulares do prefeito e dos vereadores que participaram da sessão em que Bernal foi cassado e que não foram alvos da Operação Coffee Break, deflagrado no dia 25 de agosto deste ano.

O Gaeco não dá detalhes da ação, mas de acordo com as informações apuradas pelo Campo Grande News, aqueles que não entregaram os aparelhos receberam a notificação para que os entreguem no prazo de cinco dias, e com os chips sem estarem danificados. Os dois integrantes do Gaeco chegaram com discrição no Legislativo Municipal e na saída não deram nenhuma informação. Um deles carregava um envelope.

De lá eles seguiram para o Paço Municipal, mas como o prefeito Alcides Bernal estava participando da solenidade de posse do novo secretário Municipal da Juventude na Esplanada Ferroviária, eles se dirigiram até o local e aguardaram o fim da solenidade para entregarem o procedimento ao prefeito.

Zeca do PT, Elizeu Dionísio (PSDB), que eram vereadores na época da cassação de Bernal e agora são deputados federiais, e Rose Modesto, que além de vice-governadora ocupa cargo de Secretaria Estadual, não foram notificados, por terem foro privilegiado.

O secretário Municipal de Governo, Paulo Pedra, afirmou que a notificação entregue pelo Gaeco foi interpretada pela equipe de Bernal não como uma obrigação. “Não é uma apreensão, ele entrega o celular se quiser, a notificação diz voluntariamente”, afirmou. Segundo ele, a notificação assinada pelo prefeito diz para “voluntariamente proceder a entrega do celular, no prazo de cinco dias”.

Bernal disse que o celular dele está a disposição e que está para colaborar. Para ele, a cassação do prefeito foi consumada e quem comprou e vendeu voto deve ser punido. Ele afirmou que tem a certeza de que o Gaeco não vai permitir que haja influências que possam trazer prejuízos à investigação.

“O que não pode é bandido virar vítima, não se pode permitir que os investigados comecem a interferir na investigação, coagindo vítima e perseguindo testemunhas”, afirmou Bernal.

Para ele, a representação apresentada por Edil Albuquerque pedindo a apreensão dos celulares de todos os 29 vereadores que participaram da sessão que o cassou, tem como estratégia colocar “em xeque” o trabalho do Gaeco.

Nos siga no Google Notícias