ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Geraldo diz que acordo pode garantir presidência em CPI das Próteses

Kleber Clajus | 25/03/2015 19:58
Deputado terá confirmação para o cargo amanhã, a partir das 10h (Horário de Brasília) (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados)
Deputado terá confirmação para o cargo amanhã, a partir das 10h (Horário de Brasília) (Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados)

Acordo entre bancadas pode garantir ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB) a presidência de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar cartel na fixação de preços e distribuição de órteses e próteses no país. Fraudes eram cometidas por médicos em troca de propina de distribuidores e fabricantes durante a aquisição dos produtos.

Conforme o peemedebista, a investigação deve ser instalada amanhã (26) e teve apoio de 225 parlamentares. Ele assegura ser o mais cotado para presidir os trabalhos, mas que isso depende do “presidente [Eduardo Cunha (PMDB-RJ)] que indica conforme acordo de bancadas”.

Em um mercado que movimenta R$ 12 bilhões por ano, entre simples parafusos para correção de fraturas a peças que substituem partes inteiras do corpo, médicos e distribuidores fraudavam a compra dos itens desviando recurso do SUS (Sistema Único de Saúde) e onerando planos de saúde. Propinas eram pagas aos profissionais entre 15% e 50% do valor do produto adquirido.

“Esses criminosos colocam vidas em risco e o parlamento não pode ficar distante dessas investigações. É preciso separar o joio do trigo entre os profissionais médicos e nossa intenção visa também possibilitar uma regulamentação para o setor até mesmo com padronização”, pontuou Geraldo Resende.

A confirmação da composição da CPI deve ocorrer a partir das 10h (Horário de Brasília), tendo o deputado André Fufuca (PEN-MA) cotado para assumir a relatoria dos trabalhos.

Nos siga no Google Notícias