ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Gilmar ainda tem 3 para nomear; PMDB e PP têm maior peso na equipe

Josemil Arruda | 31/03/2014 15:44
Olarte nomeou quatro secretários dentro de sua "cota pessoal" (Foto: arquivo)
Olarte nomeou quatro secretários dentro de sua "cota pessoal" (Foto: arquivo)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) ainda não completou a composição do seu primeiro escalão de governo, que tem um peso maior do PMDB e PP, ainda que contemple vários outros partidos, inclusive o PT. Embora tenha feito a maioria das nomeações em cinco dias, tempo recorde se comparado com o antecessor Alcides Bernal (PP), o novo prefeito ainda precisa definir os chefes para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI).

Já foram nomeados 21 dos 24 secretários e presidentes de agências municipais. Há um perfil predominantemente técnico na equipe, mas com o forte componente de indicações políticas e compromissos com vereadores e partidos políticos. Trata-se de um governo de coalizão, com ampla base de apoio na Câmara de Campo Grande.

A presença mais forte na administração municipal é do PMDB, que conseguiu emplacar no governo, direta ou indiretamente, um terço (7) dos secretários já nomeados. Embora alguns deles possam estar filiados a outros partidos, foram indicados por vereadores peemedebistas. É o caso de Jamal Salém (PR), secretário municipal de Saúde, que teve apoio do vereador Paulo Siufi (PMDB).

Só um vereador do PMDB se licenciou para assumir cargo no Executivo, com os demais preferindo fazer indicações. Edil Albuquerque (PMDB) é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedesc). André Scaff, atual secretário de Planejamento, Finanças e Controle, foi indicado pelo vereador Mario Cesar (PMDB), enquanto Lillian Maksoud, presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), pelo vereador Paulo Siufi (PMDB).

Quatro ex-secretários das gestões do PMDB na Prefeitura de Campo Grande estão de volta: Marta Lúcia Martinez (Agência Municipal de Habitação), Marcos Antonio Cristaldo (Planurb), Rudel Trindade (Agência de Regulação de Serviços Públicos) e Cícero Ávila (Funsat). Oficialmente, Marta está pela cota do PSD e Rudel pela do DEM.

Olarte fez quatro escolhas pessoais para o primeiro escalão, a começar por seu advogado, Rodrigo Pimentel, que foi nomeado secretário municipal de Governo. Embora escolhido por seu perfil técnico e ser da carreira tributária, o secretário de Receita, Ricardo Vieira, também foi da cota pessoal do prefeito, assim como Cezar Antônio Afonso (Semadur) e Janete Belini (SAS). Estes dois últimos são filiados ao PP.

Desprezado por Alcides Bernal na gestão passada, o PSDB agora tem duas secretarias municipais. Indicou Angela Maria para a pasta da Educação (Semed) e José Eduardo Mota, o Madrugada, para a Fundação de Esporte (Funesp).

Os outros partidos ficaram com uma vaga cada um no secretariado de Gilmar Olarte: O PSD comanda a Secretaria Municipal da Juventude, com Marineuza Nascimento; o PTB chefia a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), com Jean Saliba; o PT ficou contemplado com a continuidade de Semy Ferraz na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha).

Há duas acumulações de cargos na gestão Olarte: o PSC comanda duas pastas, já que o secretário municipal de Administração, Valtermir Alves de Brito, também é o chefe de Gabinete; e o vereador licenciado Jamal Salém (PR) é o secretário municipal de Saúde e também preside a Agência de Prestação de Serviços à Saude.

Negociações por vagas – O prefeito Gilmar Olarte continua negociando com PMDB, PSC e SDD as indicações para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI).

É tida como certo que o PMDB, que já tem sete secretários municipais, direta ou indiretamente indicados por vereadores do partido, também ficará com o comando da pasta da Mulher. Também já considerado só uma questão de tempo a nomeação de Juliana Zorzo (PSC), que se despediu da vereança na semana passada em razão da volta do titular Herculano Borges, para a presidência da Fundac.Quanto ao comando do IMPI, a informação nos bastidores que esta sendo negociada com o Solidariedade (SDD).

 

Veja a lista de integrantes do primeiro escalão da Prefeitura de Campo Grande:

Chefe do Gabinete do Prefeito, Valtemir Alves de Brito;

Secretário de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Gonçalves Pimentel;

Secretário de Administração, Valtemir Alves de Brito;

Secretário da Receita, Ricardo Vieira Dias;

Secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Andre Luiz Scaff;

Secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Janete Belini Doliveira;

Secretária de Educação, Angela Maria de Brito;

Secretário de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, Edil Afonso Albuquerque;

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cezar Antonio Gonçalves Afonso;

Secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Alves Ferraz;

Secretário de Saúde Pública, Jamal Mohamed Salem;

Secretária da Juventude, Marineuza de Jesus Nascimento;

Procurador-Geral do Município, Fabio Castro Leandro;

Diretora-Presidente da Agência de Habitação, Marta Lucia da Silva Martinez;

Diretor-Presidente do Instituto de Planejamento Urbano, Marcos Antonio Moura Cristaldo;

Diretor-Presidente da Agência de Prestação de Serviços à Saude, Jamal Mohamed Salem;

Diretor-Presidente da Agência de Transporte e Trânsito, Jean Saliba;

Diretor-Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, Rudel Espindola Trindade Junior;

Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte, José Eduardo Amancio da Mota;

Diretora-Presidente do Instituto de Previdência de Campo Grande, Lilliam Maria Maksoud Gonçalves;

Diretor-Presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, Cícero Avila de Lima.

Nos siga no Google Notícias