ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Gilmar Mendes concede registro da candidatura de Bernal ao Senado

Edivaldo Bitencourt | 15/09/2014 15:59
Bernal obteve em Brasília direito ao registro de candidato (Foto: Marcelo Victor/arquivo)
Bernal obteve em Brasília direito ao registro de candidato (Foto: Marcelo Victor/arquivo)

O ministro Gilmar Mendes, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acatou recurso e concedeu o registro da candidatura ao Senado do ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Ele teve o pedido indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em decorrência de ter o mandato de prefeito cassado em 12 de março deste ano.

Segundo o advogado de defesa, Wilton Edgar Sá e Silva Acosta, o magistrado acatou o argumento de que o decreto lei, que lhe cassou o mandato, não está previsto na Lei da Ficha Limpa.

Com a decisão, Bernal é legalmente candidato a senador. O pedido só vai a plenário se houver recurso do MPF (Ministério Público Federal), do PHS ou do candidato a deputado estadual Joel Silva, que questionaram a legalidade da candidatura.

Com a decisão desta segunda-feira, dificilmente o plenário do TSE irá analisar o pedido de Bernal antes das eleições, em 5 de outubro deste ano.

Acosta garante que ele passa a ter legitimidade para disputar uma vaga com a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), o médico Ricardo Ayache (PT), o dono do Correio do Estado, Antônio João Hugo Rodrigues, Lucien Rezende (PSOL) e Valdemir do PSTU.

O MPE pediu o indeferimento do registro de Bernal porque ele foi cassado pelos vereadores por improbidade administrativa e assumiu a prefeitura da Capital por oito horas no dia 15 de maio deste ano. Pela legislação eleitoral, os ocupantes de cargos eletivos devem renunciar com seis meses de antecedência.

Nos siga no Google Notícias