ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Gilmar Olarte criará gabinete itinerante, mas não vai disputar a reeleição

Antonio Marques | 16/07/2015 10:00
O secretário de Governo, Paulo Matos, disse que o prefeito Gilmar OIarte não vai disputar reeleição. (Foto: Fernando Antunes)
O secretário de Governo, Paulo Matos, disse que o prefeito Gilmar OIarte não vai disputar reeleição. (Foto: Fernando Antunes)

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Matos, declarou que o prefeito Gilmar Olarte (PP) não pretende disputar reeleição em 2016. Essa revelação foi dada ao responder as críticas dos vereadores, na sessão dessa quarta-feira, 15, que são contrários a intenção da prefeitura criar o gabinete itinerante, aproximando o Executivo da população.

Vereadores da base e da oposição se uniram nas críticas ao projeto, sob a alegação que já existiria a Câmara Itinerante, que realizam sessões nos bairros. O vereador Chiquinho Teles (PSD), que iniciou o debate, é o mais incomodado com o assunto, mas não único. Ele disse que a prefeitura deveria atender as cerca de 10 mil indicações dos parlamentares que estão sem solução. “Tem que parar com esse negócio de reinventar a roda. O prefeito tem que atender as demandas dos vereadores”, declarou.

Chiquinho recebeu apoio de outros colegas, como foi o caso do presidente da Casa, Mario Cesar (PMDB), que foi incisivo e reclamou que o prefeito teria outras coisas para fazer no Executivo, enquanto os vereadores atenderiam à população. “Sugiro ao prefeito que acompanhe as sessões itinerantes ou envie um representante. Assim, poderemos otimizar o trabalho dele”, afirmou, acrescentando que o gestor municipal já teria tantos problemas na gestão.

Herculano Borges (SD) chegou a sugerir que os parlamentares da base formasse uma comissão para ir à prefeitura explicar a situação e mostrar que gabinete itinerante não ajudaria os vereadores. “Já que somos parceiros, temos que pedir que o Executivo possa dar prioridade às nossas reivindicações”, arrematou.

Segundo Airton Araújo (PT), parece que o Executivo quer fazer o trabalho do parlamentar, dos conselhos regionais e lideranças comunitárias. “Ele não consegue dar solução à greve dos professores e agora vai escalonar o pagamento dos servidores e quer fazer o nosso trabalho”, questionou o vereador, que chegou a falar em medida eleitoreira visando às eleições municipais do ano que vem.

Luiza Ribeiro (PPS) lembrou que a prefeitura já teria os secretários para atender a comunidade e que o prefeito deveria trabalhar e colocar pessoas nas secretarias para realmente trabalhar. “Nos sentimos impotentes diante de uma pessoa que não faz o trabalho como deveria”, comentou.

Prefeitura - O secretário Paulo Matos, que chegou à Câmara no final da sessão, ao ser questionado sobre as críticas ao possível gabinete itinerante, afirmou que o projeto está sendo estruturado e será apresentado brevemente. “A finalidade é auxiliar os próprios vereadores.” Ele discordou dos parlamentares que disseram que o Executivo quer fazer o trabalho do Legislativo.

Paulo Matos afirmou que Gilmar Olarte não será candidato à reeleição, apenas quer atender as demandas da população da melhor forma possível. Para ele, as sessões itinerantes da Câmara recebem as reivindicações da comunidade e o gabinete vai levar as soluções, com os vereadores.

Em relação a prefeitura ter mais de 10 mil indicações de parlamentares sem soluções, Matos disse que tem respondido aos vereadores. “Desde que assumi a secretaria tenho dato respostas dos parlamentares. Minha prioridade é atender os pedidos dos vereadores, sendo eles da base ou da oposição. “O objetivo do gabinete itinerante é dar agilidade, aproximar a gestão da comunidade e resolver os problemas”, afirmou.

Pesquisa - O secretário de Governo disse que o ponto de partida para estruturação do gabinete itinerante é atender aos vereadores e responder aos problemas apontados pela população em pesquisa de opinião que está sendo realizada na Capital. “Vamos trabalhar seguindo uma metodologia e não queremos inventar a roda”, argumentou.

O secretário de governo revelou que a prefeitura deve apontar diversas soluções definitivas para problemas do dia a dia, como o acúmulo de lixo em alguns locais e ruas da cidade. “Vamos limpar as áreas que a população tem acumulado lixo e criar “ecopontos” nos bairros. E informar à comunidade para depositar o lixo naquele lugar para prefeitura recolher”, explicou ele, referindo-se ao acúmulo de galhos de árvores, restos de sofás, pedaços de eletrodomésticos e demais produtos que são descartados em áreas públicas.

Fundações - Teles declarou ser meio base. “É base com responsabilidade”, explicou ele, antes de dizer que a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) deveriam fechar as portas, uma vez que as duas fundações não têm estruturas para atender as demandas. “A Funesp não tem uma bola para doar a uma escolinha de futebol do bairro. A fundação de cultura não consegue nos atender em nada”, questionou o vereador.

Segundo Chiquinhos Teles, a Funesp não atende a ninguém a muito tempo, o que foi confirmador pelo colega Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que relatou ter enviado ofício à fundação de esportes há meses para obter duas bolas de futebol para atender escolinhas no bairro e não havia recebido qualquer retorno.

Teles lembrou que chegou a sugerir ao prefeito para juntar todas as fundações em uma secretaria para agilizar o atendimento, mas que a proposta parecia não ter sido aceita. “Se não estão funcionando como deveria, por quê estão abertas”, questionou ele.

Nos siga no Google Notícias