ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Giroto propõe mudanças na LDO para evitar prejuízos com obras paralisadas

Débora Diniz, de Brasília | 13/06/2011 18:20

Parlamentar protocola 11 emendas, prevendo garantias ao cumprimento de emendas individuais e à liberação de recursos para infraestutura dos aeroportos

O deputado federal Edson Giroto (PR-MS) quer evitar prejuízos com obras paralisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e exigir que a União discrimine a obra em que decidiu cortar os recursos, ao invés de fazer de forma genérica, como ocorre hoje. Estes foram alguns dos temas contemplados nas 11 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentadas na sexta-feira pelo parlamentar.

As propostas dão nova redação ou alteram o teor de artigos relacionados ao Orçamento Geral da União de 2012. A exigência de explicitação da obra ou serviço contingenciado tem o objetivo de evitar que o corte orçamentário atinja outros serviços.

“Hoje, os decretos de limitação de gastos apenas discriminam os órgãos ou unidades orçamentárias que vão ter seu orçamento reduzido. Ao propor o parágrafo 8º no artigo 67 da LDO, passa a ser detalhada a programação ou atividade que realmente não é considerada prioridade pelo Governo federal”, destacou Giroto. “Desta forma, evita-se que vários obras parem quando o órgão, autarquia ou empresa pública tem seus orçamentos reduzidos”.

Para evitar que obras paralisadas pelo TCU causem prejuízos ao erário público, Giroto apresentou emenda que altera os artigos 91 a 102 da lei de Diretrizes Orçamentárias, que tratam sobre controle e fiscalização de obras públicas. A mudança proposta pelo deputado acaba com a permição de que uma simples denúncia provoque a interrupção da obra.

Um dos objetivos da emenda é possibilitar a comparação entre os prejuízos que a irregularidade traria e os custos decorrentes da paralisação e do adiamento da entrega da obra. A proposta de Giroto também define prazo (70 dias após a Lei Orçamentária chegar ao Congresso Nacional) para o TCU apresentar seus relatórios apontando as irregularidades e os mantenha atualizados na internet.

Para evitar o contingenciamento de recursos de emendas de autoria dos deputados e senadores, Giroto apresentou proposta de alteração ao artigo 68 da LDO para garantir a execução das emendas individuais dos parlamentares, que corresponde a 1% da receita corrente líquida da União.

No orçamento deste ano, cada parlamentar apresentou emendas no valor total de R$ 13 milhões, mas sem a garantia de que o recurso será realmente aplicado. “É necessária atuação firme e forte do parlamento. Todas as vezes em que foi inevitável o corte no Orçamento, as primeiras programações atingidas foram as apresentadas pelos parlamentares”, afirma Giroto.

Aeroportos - Outra emenda protocolada no Congresso Nacional proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, inserido no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. De acordo com o Giroto. “A emenda tem como objetivo assegurar a disponibilidade de forma regular de recursos para a modernização da infraestrutura de aeroportos e aeródromos de pequeno e médio portes e, desta maneira, garantir que os estados programem e planejem as construções e ampliação da malha aeroportuária contribuindo para o desenvolvimento do interior do país”, justifica o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias