ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Giroto quer que ferrovia entre no Estado por Aparecida do Taboado

Viviane Oliveira | 22/02/2013 15:29
Edson Giroto defendeu nesta quinta em reunião com o diretor da ANTT, Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por MS. (Foto: divulgação)
Edson Giroto defendeu nesta quinta em reunião com o diretor da ANTT, Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por MS. (Foto: divulgação)

O deputado federal Edson Giroto (PMDB) defendeu nesta quinta-feira (21), em reunião com o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Carlos Fernando do Nascimento, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul. No próximo mês, a autarquia apresenta o edital de concessão do trecho da linha férrea que vai atender o Estado.

De acordo com o parlamentar, que fez a explanação acompanhado do Secretário de Estado Ambiente do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Nogueiros Said de Menezes, a linha férrea entre no MS pelo município de Aparecida do Taboado de forma a atender a demanda que está crescendo e vai aumentar ainda mais com a instalação e o aumento de produção de grande empresas na região do bolsão.

Os representantes sul-mato-grossenses defenderam que a linha férrea – a partir do município Estrela d’Oeste, no Estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Este encontro foi solicitado pelo parlamentar em virtude do anúncio de que no próximo mês a ANTT apresentará os editais de concessão da malha ferroviária, que serão submetidos a audiência públicas para ouvir a opinião da sociedade, o que pode ocasionar alterações no traçado da linha a partir destas manifestações.

Ao todo deverão ser investidos R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de ferrovias, com as licitações divididas em dois grupos. O primeiro leilão de concessão compreenderá cerca de 3 mil quilômetros – a ferrovia que vai cruzar o estado este neste lote. As minutas das licitações começam a ser divulgadas no próximo mês. Os outros oito mil quilômetros o governo pretende licitar até a metade do próximo ano.

Nos siga no Google Notícias