ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governador lança hoje a operação especial de policiamento para Natal e Ano Novo

Francisco Júnior | 01/12/2012 07:21

O governador André Puccinelli (PMDB) lança neste sábado (1), na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande, a operação policial “Natal Feliz Cidade”, ação que visa garantir a segurança dos consumidores durante as compras e as festas de fim de ano estarão nas ruas da Capital.

O evento de lançamento está marcado para às 8 horas e contará também com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas, e do Conselho Comunitário de Segurança da Área Central.

No total serão 200 policiais que farão a segurança neste período em vários pontos da cidade. Desde 2009 o Estado, através da PMMS e Polícia Civil, promove a operação, que visa coibir atos criminosos e dar mais segurança a consumidores e comerciantes nas compras e festas de fim de ano.

Conforme o comando da PM, os objetivos têm sido alcançados ano a ano, sempre com o aprimoramento do plano e ampla participação dos comerciantes e da comunidade.

No primeiro ano, a redução foi 24% no número de ocorrências registradas, quando comparado ao mesmo período de 2008. Em 2010, nova queda: menos 32,3% nos furtos e 80% nos roubos a comércios. Também diminuíram os furtos em coletivos e em pontos de ônibus em 66,6% e os praticados em residências que caíram 63,1%. No ano passado, os índices de furtos diminuíram cerca de 80%, segundo dados fornecidos pelo serviço de inteligência da Polícia Militar.

Traçada a partir de levantamentos estatísticos e discussões com a comunidade, empresários e funcionários do comércio, as estratégias usadas em 2012 serão similares às dos anos anteriores. O policiamento especial acompanha o horário de funcionamento do comércio. Começa pouco antes da abertura dos estabelecimentos e termina após o fechamento para garantir a segurança dos funcionários também na saída do trabalho.

O plano abrange a área demarcada pelas ruas Salgado Filho, Eduardo Elias Zahran, Mascarenhas de Moraes, Coronel Antonino e Ceará, com ênfase no quadrilátero central formado pela 26 de Agosto, Rui Barbosa, Mato Grosso e Calógeras.

Ainda serão atendidos pelo plano os corredores comerciais da Júlio de Castilho, Souto Maior, Bandeirantes, Vitório Zeola, Bandeiras, Manoel da Costa Lima, Marquês de Pombal, Spipe Calarge, Raquel de Queiroz, Euclides da Cunha e Marques de Herval, além dos bairros São Francisco, São Bento e Vila Planalto. Shoppings, terminais de ônibus, rodoviária interestadual e a área bancária da avenida Coronel Antonino também estão incluídos no plano.

O trabalho será feito a pé, montado, em viaturas de quatro e duas rodas, em ponto fixo com a Base Comunitária Móvel e com blitze relâmpagos.

Nos siga no Google Notícias