ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Governador lança mascote da Caravana da Saúde e rebate críticas ao projeto

Ricardo Campos Jr. | 25/03/2015 13:05
Reinaldo e o mascote da Caravana da Saúde (Foto: Marcelo Calazans)
Reinaldo e o mascote da Caravana da Saúde (Foto: Marcelo Calazans)

Às vésperas do atendimento da Caravana da Saúde, que promete levar equipes para atendimentos e cirurgias em 11 regiões de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou, nesta quarta-feira (25), o Doutor Saúde, mascote do mutirão. O personagem deve estar presente em todas as ações do projeto.

“O doutor simboliza esse trabalho, que é levar a saúde para as pessoas que estão há anos esperando para ter um procedimento cirúrgico, uma tomografia, uma ressonância”, explica o chefe do Executivo.

Segundo ele, não existem dados precisos sobre a fila de espera pelas operações e exames, mas estima-se que haja em torno de 18 mil pessoas aguardando. A caravana vai ficar cinco dias em cada localidade e os profissionais devem deixar orientações e fechar uma lista para que haja a continuidade do serviço.

“Estamos fazendo uma reestruturação para que esse atendimento fique mais próximo das pessoas”, explica Azambuja. Segundo ele, para destravar e acelerar a execução do projeto, foi aberto credenciamento de empresas interessadas em participar. “O instituto da visão se credenciou para fazer as cirurgias. Se nós fizéssemos no ritmo dos governos anteriores, por exemplo, ano passado foram realizados 1,6 procedimentos de catarata”, garante.

Com relação às críticas de que a caravana não passou pelo crivo do Conselho Estadual de Saúde, o governador explica que são tentativas para barrar os atendimentos e que foi criado um grupo de auditoria para garantir que não haja fraudes.

“Dá uma segurança de que todas as pessoas que vão fazer esses procedimentos realmente estão na fila. Nós não vamos ficar esperando a burocracia que atravanca para que nós possamos ficar atendendo as pessoas. Tem gente que fica criando os obstáculos para atender a população”, rebate Azambuja.

O governador e o mascote da Caravana devem ir a Coxim no fim de semana para acompanhar os primeiros procedimentos. “Vou estar em todas essas etapas, estarei presente acompanhando o atendimento e corrigindo alguma distorção, pois nós precisamos ir aprimorando os atendimentos”, conclui.

Nos siga no Google Notícias