ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governador participa de audiência sobre valorização dos caciques

Leonardo Rocha | 08/06/2016 12:45
Deputados Onevan de Matos, Paulo Correa e Mara Caseiro são os proponentes do evento (Wagner Guimarães/ALMS)
Deputados Onevan de Matos, Paulo Correa e Mara Caseiro são os proponentes do evento (Wagner Guimarães/ALMS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa nesta tarde (08), a partir das 14h, da audiência pública sobre a valorização dos caciques indígenas, em Mato Grosso do Sul. O evento proposto pelos deputados estaduais Paulo Corrêa (PR), Mara Caseiro (PSDB) e Onevan de Matos (PSDB), irá ocorrer no plenário da Assembleia Legislativa.

O evento tem a parceria da Subsecretaria de Assuntos Indígenas, vinculada a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). Ela foi criada na atual administração tucana, para fazer o acompanhamento e articulação junto as aldeias do Estado. 

Além do governador, irão participar da audiência a subsecretária de Assuntos Indígenas, Silvana Terena, os secretários Nelson Tavares (Saúde), Maria Cecília Amêndola da Mota (Educação), José Carlos Barbosa (Segurança), Jaime Verruck (Desenvolvimento e Meio Ambiente) e Sérgio de Paula (Casa Civil).

A audiência ocorre depois do término da CPI do Cimi, que apurou se a entidade financiava ou incentivava as invasões de terras no Estado, por grupos indígenas. No relatório aprovado, mostrou que a mesma promovia o conflito no campo. Depois da investigação, os deputados que participaram da comissão, resolveram realizar o evento, para ouvir as reivindicações dos caciques do Estado.

Amanhã (09) também será votado o relatório final da CPI do Genocídio. No documento apresentado na semana passada, a equipe da deputada Antonieta Amorim (PMDB), chegou a conclusão que não houve omissão do Estado, na elucidação de crimes de violência contra os povos indígenas, do ano 2.000 até 2015.

Nos siga no Google Notícias