ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governador participa hoje no Senado de audiência sobre o ICMS

Francisco Júnior | 19/03/2013 06:14

O governador André Puccinelli participa hoje (19) da Audiência Pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que discutirá o projeto de unificação das alíquotas interestaduais de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A CAE é presidida pela senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Durante Audiência, André falará em nome dos governadores do Centro-Oeste para defender a inviabilidade da proposta de unificar os índices em 4% tanto nos Estados de origem quanto nos Estados de destino de uma mercadoria. Participam da audiência, além de Puccinelli, mais cinco governadores representantes das demais regiões do Pais:  de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), do Piauí, Wilson Martins (PSB) e do Amazonas, Omar Aziz (PSD).

André vai apresentar números que mostrem a extensão dos prejuízos que a Lei Kandir - que desonera de tributação produtos primários e semielaborados destinados à exportação – causou ao FPE [Fundo de Participação dos Estados] de 2012. Nesse período, o repasse foi apenas 3% acima do de 2011, quando a inflação do período, medida pelo IPCA, foi de 6,15%.

“Pretendemos mostrar que neste momento, em que os ‘filhos’, Estados menos desenvolvidos, mais passam por dificuldade, a ‘mãe’ União deve cuidar, e que com a alíquota de quatro por quatro o Centro Oeste é o mais prejudicado.

Como alternativa à unificação da alíquota em 4%, os gestores do Centro-Oeste, Norte e Nordeste propõem uma mudança intermediária, com alíquotas de 7% e 4%, porque consideram que uma redução maior não poderá ser suportada.

Nos siga no Google Notícias