ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governador pode escolher novo conselheiro do Tribunal de Contas

TJMS ratificou decisão do STJ que manteve anulação da nomeação de Arroyo

Juliene Katayama | 17/01/2015 14:37
Arroyo foi indicado pelo ex-governador (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Arroyo foi indicado pelo ex-governador (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pode ter de escolher um conselheiro para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) logo no início do mandato. Isto porque o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) sofreu mais uma derrota na Justiça em relação à nomeação para a vaga de José Ricardo Cabral.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) ratificou ontem (16) a decisão do Superior Tribunal Federal (STJ) que manteve a liminar suspendendo os efeitos do Decreto "P", nº 5.451, de 23 de dezembro de 2014, nomeando Arroyo para a vaga do conselheiro Cabral. A decisão foi do desembargador Sideni Soncini Pimentel, relator da matéria, que considerou o decreto ilegal ou abusivo.

O governo do Estado, ainda na gestão de André Puccinelli (PMDB), havia solicitado a suspensão da liminar no STJ para derrubar a decisão da desembargadora, que suspendia o ato de nomeação de Arroyo para o cargo de conselheiro. O mandado de segurança contra o Decreto que nomeou Arroyo foi impetrado pelo TCE-MS no dia 26 de dezembro. O nome cotado pelo PSDB seria do deputado estadual eleito, Flávio Kayatt (PSDB). 

Entenda o caso - Arroyo foi nomeado na vaga do conselheiro José Ricardo Cabral que entrou com pedido de aposentadoria no dia 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No último dia 15, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMBD); do procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco; e Arroyo. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão do peemedebista.

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo. A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo.

O TCE justifica que o processo oficial de aposentadoria ainda aguarda voto do corregedor-geral, conselheiro Ronaldo Chadid. O rito normal é que, após aval do corregedor, o documento seja remetido ao governo do Estado. A novela pelo cargo com remuneração de R$ 26 mil já rendeu demissão no Tribunal de Contas, polêmica e guerra nos bastidores do poder.

Nos siga no Google Notícias