ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governador tem reunião em Brasília amanhã para discutir implantação de ferrovia

Aline Queiroz e Paulo Fernandes | 15/02/2011 12:27

Traçado da integração ferroviária entre os dois estados já foi definido

Governador André Puccinelli participou nesta terça-feira da abertura dos trabalhos na Assembleia (foto: João Garrigó/Campo Grande News)
Governador André Puccinelli participou nesta terça-feira da abertura dos trabalhos na Assembleia (foto: João Garrigó/Campo Grande News)

O governador André Puccinelli (PMDB) tem reunião amanhã com o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, para discutir a implantação da Ferrovia Pantanal, que deverá ligar Mato Grosso do Sul ao Paraná.

De acordo com André, o impasse com o governador do Paraná, Beto Richa, que era o traçado, já foi resolvido. “Finalmente o estado do Paraná disse que o nosso plano é igual ao deles”, afirmou o André Puccinelli em entrevista esta manhã.

Somente depois da ferrovia implantada, é que será definido quem irá operacionalizar o sistema. A reunião de amanhã será às 14h30, na ANTT.

O objetivo é viabilizar a construção de um ramal para ligar a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná. O trajeto prevê passagem por Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Nova Andradina, Maracaju e Dourados, de onde desce um ramal até Mundo Novo e Guaíra para, então, chegar a Cascavel.

O empreendimento é um dos nove projetos estratégicos do governo de Mato Grosso do Sul na área de infraestrutura, que é discutido por André desde a primeira administração junto aos demais governos dos estados integrantes Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e ao governo federal.

Bancada - O governador também pretende se reunir com a bancada federal de Mato Grosso do Sul. Entre os assuntos que devem entrar na pauta está a partilha igualitária dos recursos provenientes do pré-sal e a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 29, que prevê repasse mínimo do governo federal para a Saúde.

Nos siga no Google Notícias