ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governador vai levar novo pedido de produtores a presidente Dilma

Aliny Mary Dias e Leonardo Rocha | 27/11/2013 09:31
Jerson Domingos afirmou que nova proposta dos produtores será levada a Dilma Rousseff (Foto: Cleber Gellio)
Jerson Domingos afirmou que nova proposta dos produtores será levada a Dilma Rousseff (Foto: Cleber Gellio)

Uma proposta para dar início às compras das propriedades rurais reivindicadas por indígenas do Estado será assunto de uma audiência que deve ser marcada com urgência com a presidente Dilma Rousseff (PT). A afirmação é do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), que participa de uma reunião com lideranças indígenas, produtores rurais e com o governador André Puccinelli (PMDB), na manhã desta quarta-feira (27).

O encontro tem objetivo de discutir e encontrar uma forma de pagamento que seja viável tanto para o Estado quanto para os produtores. “Depois que essa proposta for finalizada, o governador irá marcar uma audiência urgente com a Dilma, já passando para ela o que as entidades decidiram”, afirma o líder da assembleia.

Além dos representantes da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e indígenas, integrantes do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) também participam da discussão.

Entre as propostas discutidas, três já foram descartadas. Uma delas seria o uso de TDA’s (Títulos da Dívida Agrária) que serviram para a aquisição de terras do Estado para indenização dos produtores.

A segunda alternativa seria as terras confiscadas do tráfico, mas em razão dos trâmites judiciais e da pouca quantidade de terras a alternativa foi descartada. A última proposta seria que o Governo do Estado pagasse os produtores com o dinheiro da dívida ativa com o Governo Federal, mas na prática não daria certo, segundo Jerson.

O encontro que começou no início da manhã deve terminar com uma proposta concreta ainda hoje.

Nos siga no Google Notícias