ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Governador veta, mas Assembleia promulga lei que prevê delegacia 24h

Filipe Prado e Leonardo Rocha | 19/12/2014 11:49

Mesmo com o veto do governador André Puccinelli (PMDB), publicado no dia 8 de outubro deste ano, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Campo Grande decidiram aprovar e promulgar a lei de política de amparo e assistência à mulher vítima de violência. A lei prevê, além de outras ações, delegacias 24 horas de atendimento à mulher.

A promulgação foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (19), e aprovou a lei 4.609. A política prevê, de acordo com o projeto do deputado Laerte Tetila (PT), o atendimento às mulheres vítimas de atos de violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial.

Para isso serão criados centros de atendimento à mulher, em situação de violência, ações operacionais integradas com o Poder Judiciário, o Ministério Público e Defensoria, campanhas educativas e a implantação e funcionamento de DEAMs (Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher) em plantão de 24h. Além de outras ações.

Todos os municípios que não tiverem a delegacia 24h, terão que atender os casos de violência contra a mulher em salas separadas, com um número mínimo de mulheres na equipe. Todas as despesas, decorrente a implantação da lei, serão realizadas a partir de dotações orçamentárias do Estado, verbas originárias de convênios, parcerias e contratos, doações, prestações de serviços voluntários.

As ações serão implantadas no mandato do governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB), a partir de 2015. O promulgação foi assinada pelo deputado Jerson Domingos.

Nos siga no Google Notícias