ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governador veta projeto que obriga fator RH em carteira de documento

O mesmo voltará para pauta, após modificações

Juliana Brum e Leonardo Rocha | 01/07/2015 11:51
Líder do governo alterará projeto que prevê registro de tipo sanguíneo em carteira de identidade (Foto - Divulgação)
Líder do governo alterará projeto que prevê registro de tipo sanguíneo em carteira de identidade (Foto - Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o projeto do deputado Rinaldo Modesto (PSDB) que obriga o registro do tipo sanguíneo e fator RH nos documentos de identificação emitidos pelo Estado de Mato Grosso do Sul.  A justificativa dada por ele foi a intenção de evitar possíveis ações judiciais, por parte, de grupo religiosos contrários à obrigatoriedade proposta.

Segundo o deputado líder do governo e proponente do projeto na Assembleia, o pedido do veto veio da Sejusp (Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública) para que ele faça uma única alteração dando a opção de escolha pela família, assim evitando qualquer tipo de polêmica sobre o assunto, já que existe grupos religiosos que são contrários há obrigatoriedade do registro.

"Concordei com o direcionamento e irei refazer o Projeto. Não será necessário modificação em qualquer documento já expedido, apenas aqueles feitos após a lei entrar em vigor" afirmou Rinaldo. Com a alteração solicitada o novo projeto solicitará que as maternidades, unidades de saúde, hospitais e clínicas emitam estas informações para registro de nascimento no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais após autorização dada pela família.

O objetivo da proposta é facilitar o trabalho de equipes de salvamento e emergências nos hospitais, em relação aos primeiros socorros às vítimas.

Nos siga no Google Notícias