ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governador veta dois projetos de lei aprovados pela Assembleia

Fabiano Arruda | 28/08/2012 08:34

Um projeto estabelecia cadastro para vender tinta aerossol. O outro obrigava a identificar nas embalagens se o produto é reciclável

A edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado traz dois vetos totais do governador André Puccinelli a projetos de lei aprovados na Assembleia Legislativa.

O primeiro deles, de autoria do Deputado Diogo Tita (PPS), dispõe sobre o cadastro de pessoas e empresas que adquiriram tintas em embalagens do tipo aerosol no Estado.

O segundo, de autoria do deputado Cabo Almi (PT), trata da obrigatoriedade de identificação nas embalagens de produtos fabricados no Estado.

Entre os objetivos da primeira matéria estão a proibição da comercialização do produto a menores de 18 anos, bem como discriminar, na nota fiscal, a identidade do comprador.

Uma das razões do veto é que a proposição não compete a deputados estaduais e sim atribuição privativa da União, já que, a lei número 12.408, de maio de 2011, foi editada para regulamentar o tema por conta das pichações. Além disso, aponta que a legislação federal prevê punições a pichadores.

O texto também explica que se a intenção do projeto foi criar mecanismos para identificar pichadores, o apontamento na nota fiscal só indicaria o comprador do produto.

Já o objetivo do segundo projeto é a identificação nas embalagens de material reciclável ou não reciclável, sugerindo que o Governo do Estado fiscalize o cumprimento da lei.

O veto também aponta como competência da União legislar normais gerais de proteção ao consumidor e ao meio ambiente e os Estados podem suplementar a lei conforme as particularidades de cada região.

A publicação também explica que tramita na Câmara Federal projeto idêntico para aplicar a regra em todo País, bem como a iniciativa fere a Constituição Estadual ao dar atribuições ao Poder Executivo.

Nos siga no Google Notícias