ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governadores do Brasil Central decidem criar consórcio de desenvolvimento

Paulo Yafusso | 11/09/2015 16:18
Reunidos em Palmas (TO) governadores de seis estados decidiram pela criação da agência de fomento (Foto: Divulgação/Elizeu Oliveira)
Reunidos em Palmas (TO) governadores de seis estados decidiram pela criação da agência de fomento (Foto: Divulgação/Elizeu Oliveira)

Os estados do Brasil Central poderão contar com uma agência de fomento, para a elaboração de projetos de interesse comum nas áreas de agronegócio, ciência e tecnologia, empreendedorismo e logística. É o que ficou acertado hoje pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Rondônia, que participam de encontro em Palmas, no Tocantins.

Durante o evento, os governadores assinaram o protocolo de intenções para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que seria uma autarquia interfederativa. Por isso, a criação desse Consórcio depende ainda da aprovação pelas assembleias legislativas dos estados que assinaram o documento.

“O encontro dos governadores cria um instrumento político para uma região que fortalece todo o País”, explicou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele propôs aos demais governadores que convoquem as bancadas federais para acompanharem de perto os próximos encontros.
“A região tem 18 senadores, 57 deputados federais, 162 deputados estaduais e 1 em cada 10 brasileiros moram no Brasil Central”, lembrou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Juntos, os seis estados contam ainda com 20 milhões de habitantes, 658 prefeitos e 11,27% da riqueza no País, segundo o secretário de Planejamento de Tocantins, David Torres.
Pelo que ficou acertado, o 4º Encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central será realizado em Campo Grande (MS), mas a data ainda não foi divulgada.

Nos siga no Google Notícias