ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Governadores do Centro-Oeste pedem compensações à Dilma

Paulo Fernandes e Fabiano Arruda | 21/06/2011 19:06
Governadores do Centro-Oeste querem maior repasse da receita para os estados (Foto: Marcelo Victor)
Governadores do Centro-Oeste querem maior repasse da receita para os estados (Foto: Marcelo Victor)

Em reunião a portas fechadas, na sede do Poder Executivo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, governadores da região Centro-Oeste assinaram uma carta de solicitações à presidente Dilma Rousseff, para compensar prejuízos que os estados vêm acumulando.

Com nove tópicos, o documento foi elaborado em duas horas de conversa pelos governadores André Puccinelli (MS), Silval Barbosa (MT), Agnelo Santos Queiroz Filho (DF) e Marconi Perillo (GO), além da representante de Tocantins, Patrícia Oliveira Batista.

Os principais pedidos são a redução da dívida dos estados com a União; a reformulação da Lei Kandir; um maior repasse da receita para os estados; reformulação da partilha do FPE (Fundo de Participação dos Estados), a divisão dos royalts do petróleo para todos os estados e uma compensação para os quatro estados pela Reforma Tributária.

Para justificar o pedido de maior repasse aos estados, o governador Marconi Perillo lembrou que os estados do Centro Oeste são responsáveis por boa parte das exportações. “É uma região produtora que praticamente carrega nas costas as exportações brasileiras”, afirmou.

Já Silval Barbosa lembrou que “em 1988, 16% das riquezas da União eram repassadas aos estados, hoje são 9%”.

Além disso, os governadores definiram que vão passar a fazer reuniões bimestrais para discutir os interesses em comum. A primeira conversa está marcada para o dia 3 de agosto (quarta-feira), em Cuiabá (MT). As outras reuniões serão no dia 15 de outubro, em Goiânia (GO) e 7 de dezembro, em Brasília (DF).

Nos siga no Google Notícias