ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Governo aposta na “consciência coletiva” do servidor para reduzir gastos

Leonardo Rocha | 09/11/2015 11:33
Governador lançou programa junto com secretários e gestores para reduzir custos da máquina pública (Foto: Gerson Walber)
Governador lançou programa junto com secretários e gestores para reduzir custos da máquina pública (Foto: Gerson Walber)
Reinaldo explicou que precisa do empenho e açõe coletiva, para se investir mais nas pessoas (Foto:Gerson Walber)
Reinaldo explicou que precisa do empenho e açõe coletiva, para se investir mais nas pessoas (Foto:Gerson Walber)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou hoje o programa "Governo Consciente", que pretende reduzir os gastos com custeio em todos os órgãos estaduais, para diminuir o déficit mensal da máquina pública e assim buscar um equilíbrios das contas. A intenção é que esta economia seja feita de forma coletiva pelos servidores.

"Vamos buscar a economia no custeio, para diminuir os gastos a que dentro e aumentar o que a gente entrega lá fora para população, em investimentos para melhorar a qualidade de vida, temos que gastar com as pessoas", disse Reinaldo, durante o lançamento do programa, que ocorreu no auditório da governadoria, com a presença dos secretários e gestores de fundações e repartições públicas.

Reinaldo ponderou que já em novembro do ano passado, propôs como governador eleito, a redução de secretarias e assim que assumiu o cargo, diminuiu contratos, despesas, cargos comissionados e custeio, com a intenção de buscar o equilíbrio necessário.

"Nós recebemos um pacote de aumentos na folha (salarial) e ainda lidamos com a queda da receita, depois de 20 anos, agora além de economizar, temos que renegociar a dívida com a União, fazer um equilíbrio previdenciário e uma maior eficiência no gasto público", disse o tucano.

Custeio - O governador adiantou que já houve uma redução do custeio, em comparação a 2014, mas que precisa ampliar, pois não foi o suficiente. "Precisamos do engajamento de todos, ainda temos um déficit mensal, podemos economizar em várias áreas como água, energia, manutenção, usar o TI (Tecnologia da Informação) para diminuir gastos com papéis".

Ele ainda lembrou que uma das metas é pagar o 13° salários dos servidores, de forma integral, apesar dos problemas de caixa do governo estadual. "Está no nosso planejamento, no começo do ano todos os secretários assinaram metas e vamos trabalhar para concluí-las, vai ser um trabalho coletivo".

Economia - O secretário estadual de Administração, Carlos Alberto Assis, disse que o programa vai motivar este trabalho coletivo de redução de custeio, com economia efetiva no dia a dia dos trabalhos. "Nós já conseguimos uma redução de R$ 600 mil por mês e vamos ampliar mais, este número vai aumentar".

Ele destacou que o gastos mensal de custeio está em média em R$ 12,5 milhões, mas que não existe uma meta estabelecida para cada secretaria ou órgão estadual. "Não tem meta, o ideal seria gasto zero, mas como é impossível, cada secretaria vai fazer sua parte, até porque os modelos são diferentes, faremos esta cobrança e monitoramento mês a mês".

Assis ainda ponderou que hoje o governo conseguiu mapear todos os passos das secretarias e atividades dos servidores e que já utiliza ações de planejamento estratégico, para controle dos gastos, com a intenção de ter uma administração eficiente. "Sabemos das críticas que são feitas, mas não devemos sair do caminho, porque estamos no caminho certo".

Nos siga no Google Notícias