ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Governo do Atacama no Chile quer intercâmbios com MS

Ítalo Milhomem | 21/03/2011 14:59

O governador André Puccinelli (PMDB) recebeu hoje (21) a visita de uma delegação chilena, liderada pela governadora da província do Atacama, Ximena Matas Quilodrán, que está em Mato Grosso do Sul para discutir intercâmbios culturais e econômicos.

Puccinelli mostrou as potencialidades do Estado em relação as rotas de exportação de produtos sul-mato-grossenses pela rota que liga Mato Grosso do Sul ao pacífico por meio da Bolívia e do Chile. Ele comentou que falta pouco mais de 300 quilômetros de linha férreas no Chile e na Bolívia para que a tão esperada rota biocêanica seja concretizada por meio dos trilhos.

O governador também ressaltou que estão sendo construídas estradas na Bolívia com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ampliar as parcerias comercias e culturais com os países sulamericanos pelo projeto da IRSA (Integração Regional Sulamericana).

A delegação chilena visitará também Corumbá e Dourados, devido ao interesse em cooperação na questão da tecnologia na área de siderurgia com a Vale do Rio Doce e de geração de energias renováveis com a usina Monteverde.

A governadora do Atacama afirmou que há interesse da Universidade Estatal do Atacama em fazer intercâmbios com as universidades do Estado. Puccinelli colocou a disposição a secretária de Educação para iniciar as conversas com as universidades locais que tiveram interesse nesse convênio.

A delegação chilena que visita Mato Grosso do Sul é formada ainda por Celso Arias, reitor da Universidade de Atacama; Juan Alberto Noemí, diretor da Zona Norte do ProChile; Francisco García, gerente de comunicações do governo; Leny Nuñez Salinas, gerente regional da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo de Atacama; e Pedro Céspedes Cortés, também integrante.

Estiveram presentes também na reunião o diretor corporativo da Fiems, Jaime Verruck, e os secretários Tereza Cristina Dias (Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo) e Carlos Alberto Menezes (Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia).

Nos siga no Google Notícias