ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Governo e Sebrae lançam projeto para estimular o desenvolvimento

Vanda Escalante | 27/05/2011 10:12

Convênios com prefeituras vão orientar o planejamento de ações locais nos municípios

Lançamento do Prolocal reuniu prefeitos no auditório do Sebrae. (Foto: João Garrigó)
Lançamento do Prolocal reuniu prefeitos no auditório do Sebrae. (Foto: João Garrigó)

Com o nome de Prolocal (Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS) foi lançado nesta sexta-feira (27) o programa de ações que visam estimular o desenvolvimento econômico e sustentável de cidades sul-mato-grossenses com menos de 50 mil habitantes. Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Prolocal é uma realização do Sebrae e prevê a participação do Governo do Estado em convênio com os Municípios.

Na solenidade, o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em MS, Eduardo Riedel, o presidente da Assomasul, prefeito Jocelito Krug, o diretor superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, e o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PR), assinaram convênio de cooperação técnica e apoio com os representantes de 21 municípios contemplados pelo projeto. Os deputados Marcio Monteiro e Rinaldo Modesto (ambos do PSDB) também participaram do evento e assinaram termo de cooperação.

Pelo Prolocal, cada município receberá investimentos durante três anos. Serão atendidas as cidades de Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolândia e Sonora. Juntas, estas localidades concentram 13.700 empresas urbanas e 5.510 empreendimentos rurais.

Durante a solenidade de lançamento do Prolocal o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, anuncia também a abertura de inscrições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2011.

Plano Diretor – Durante o evento também foi feita a assinatura da parceria para o Programa MS Cidadão – 100% Cidades Desenvolvimento Urbano e Regional, entre governo do Estado, por meio da Sehac (Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades) e o Sebrae/MS. O projeto visa apoiar a elaboração do plano diretor participativo com o objetivo de contribuir na redução das desigualdades, melhoria e fortalecimento da gestão municipal.

“É compromisso do governador André Puccinelli que, até o final deste segundo governo, todos os municípios tenham elaborado, revisado e adequado seu Plano Diretor, que é um instrumento fundamental para o desenvolvimento. E nós vamos dar todo o apoio para que os municípios tenham condição para fazer isso”, disse o secretário de Habitação, Carlos Marun.

Nessa primeira etapa do MS Cidadão – 100% Cidades, 15 municípios assinaram o convênio: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Chapadão do Sul, Eldorado, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Nioaque, Mundo Novo, Ribas do Rio Pardo, Rochedo e Vicentina.

Ações do Prolocal – As ações do Prolocal terão início com um Mutirão de Atendimento, que prevê o lançamento do projeto para empresários e comunidades locais, a partir do dia 1º de junho, em Maracaju, terminando em 29 de julho, em Caarapó. No mutirão, uma equipe do Sebrae vai permanecer durante um dia inteiro no município, visitando as micro e pequenas empresas da região.

Mais de 130 profissionais estarão envolvidos na coleta de informações, que vão auxiliar na formação de uma ferramenta chamada Conhecimento Qualificado do Território e na identificação de oportunidades para elaboração dos planos municipais. Uma tenda montada em ponto central da cidade vai servir de base para o atendimento do Sebrae. À noite, haverá palestra sobre desenvolvimento territorial e apresentação do Prolocal à população.

Confira o calendário de visitas aos municípios:

01/06 – Maracaju

02/06 – Nioaque

03/06 – Sidrolândia

07/06 – Porto Murtinho

08/06 – Rio Negro

14/06 – Selvíria

15/06 – Aparecida do Taboado

16/06 – Inocência

17/06 – Ribas do Rio Pardo

21/06 – Chapadão do Sul

22/06 – Costa Rica

05/07 – Itaquiraí

06/07 – Mundo Novo

12/07 – Aral Moreira

14/07 – Bodoquena

19/07 – Ivinhema

20/07 – Batayporã

21/07 – Bataguassu

27/07 – Sonora

28/07 – Bandeirantes

29/07 – Caarapó

Nos siga no Google Notícias