ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Governo e servidores vão firmar novo acordo sobre reajuste

Wendell Reis | 10/05/2012 17:02

Entendimento envolve inclusão de administrativos no estatuto da Educação

Servidores e deputados se reuniram na presidência da Assembleia para falar sobre proposta de acordo (Foto: João Garrigó)
Servidores e deputados se reuniram na presidência da Assembleia para falar sobre proposta de acordo (Foto: João Garrigó)

O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), se reuniu na tarde desta quinta-feira (10) com representantes do administrativo da Educação e os deputados Pedro Kemp (PT), Lauro Davi (PSB), Junior Mochi (PMDB), Paulo Corrêa (PR) e Laerte Tetila (PT) para tentar um acordo e resolver o impasse com relação ao reajuste salarial da categoria. Jerson apresentou aos servidores o resultado da conversa com o governador André Puccinelli (PMDB), feita no final desta manhã.

Após a rápida reunião com os deputados, o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Ensino Público), Roberto Botarelli, reuniu os servidores que se encontravam na Assembleia Legislativa para informar os passos a serem tomados para atender o objetivo dos servidores e as possibilidades do Governo.

Durante a reunião ficou decidido que os servidores vão apresentar uma proposta ao Governo para que os servidores administrativos façam parte do estatuto dos profissionais da Educação, fazendo com que os salários sejam discutidos de maneira uniforme. Desta maneira, as negociações aconteceriam a partir do dia 15 de agosto.

A mudança faria com que os servidores pudessem negociar um novo salário para ter validade já no dia 1º de janeiro de 2013. Na proposta, os deputados se comprometeram a avalizar o acordo, com o compromisso assinado pelo governador e pela Fetems.

O presidente da Fetems lembrou que o Governo nunca deixou de honrar um compromisso assumido com o sindicato. Ele ressaltou que desde o primeiro ano de mandato, Puccinelli tem acatado as propostas de crescimento dos professores e já chegou a dar o melhor salário do administrativo do País.

Agora, a Fetems deve fazer uma proposta baseada na reforma estatutária já aprovada em assembleia pela categoria. Antes de firmar o compromisso, que ainda passará pelo aval do governador, a proposta será encaminhada para todos os sindicatos do administrativo, que deverão dizer se concordam ou não.

Botarelli acredita que a negociação é um avanço e os servidores podem dar um grande passo com a aprovação. O ex-presidente da Fetems, Jaime Teixeira, lembrou que há alguns dias o Governo nem pensava em aprovar o novo estatuto e agora já aceita a possibilidade de conversar. Apesar da possibilidade de acordo, os servidores prometem grande mobilização na terça-feira (15) na Assembleia Legislativa.

Pela manhã, o governador André Puccinelli reafirmou o aumento de 9,6% para nível fundamental e 6% para os demais. A categoria reivindica 17% de reajuste. Caso os servidores entrem em acordo com o Governo, os deputados devem aprovar o projeto já enviado a Casa.

Nos siga no Google Notícias