ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Governo terá 25 dias para definir possível troca no primeiro escalão

Nyelder Rodrigues | 09/03/2016 20:08

O Governo do Estado terá 25 dias para definir a continuidade do secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, e do adjunto Helder Fonseca Bernardes. Ambos são procuradores de Justiça e, conforme decisão de hoje (9) do STF (Supremo Tribunal Federal), não podem exercer o cargo por serem servidores de carreira do Ministério Público.

Por 10 votos a 1, o STF declarou inconstitucional a nomeação de membros dos ministérios públicos em cargos do Executivo. A decisão, relativa a nomeação do procurador baiano Wellington César Lima como ministro da Justiça, é vinculante e válida para todo o país.

Brecha na lei permitia a nomeação de membros MP em cargos do Governo, desde que compatíveis com a finalidade, sendo vedada a representação judicial e a consultoria jurídica. Dentro dessa brecha, o Governo Federal nomeou César Lima e o governador Reinaldo Azambuja nomeou Maluf e Fonseca Bernardes.

Continuidade - A decisão deve ser publicada pelo STF na próxima segunda-feira (14). A partir de então, são contados 20 dias para que os membros do Ministério Público renunciem ao cargo no Executivo ou ao cargo no MP.

Além da Maluf e Fonseca, levantamento da Agência Brasil indica que outros 20 promotores e procuradores estão afastados e atuando em secretarias de governos estaduais.

Entre os ministros do STF, o relator Gilmar Mendes votou pela manutenção da jurisprudência da Corte, que impede membros do Ministério Público de exercer cargos na administração pública.

Seguiram o voto do relator os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Dias Toffoli, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Celso de Mello e o presidente, Ricardo Lewandowski.

Somente o ministro Marco Aurélio votou contra a suspensão das nomeações. A ação foi proposta pelo PPS nacional. Argumentaram a favor da manutenção dos membros do MP AGU (Advocacia-Geral da União) e PGR (Procuradoria-Geral da República).

Nos siga no Google Notícias