ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Governo veta adoção de juízo arbitral quando envolve Estado

Leonardo Rocha | 29/09/2014 10:00

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou o projeto de lei, de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que adota juízo arbitral para solução de litígio em que o Estado de Mato Grosso do Sul seja parte envolvida. De acordo com a justificativa do executivo, esta proposta é inconstitucional.

O objetivo deste projeto era desafogar o poder judiciário e adiantar uma resposta sobre impasses, que poderia ser adotada em casos de problemas em contratos firmados entre o governo e empresas. Desta forma ao invés de passar pelas esferas judiciais, seria escolhido um juiz arbitral para decidir sobre o caso.

De acordo com o governo, a proposição é de competência legislativa privativa da União, tendo em vista que se trata de direito processual e material, que disciplina a aplicação de juízo arbitral nos litígios que envolvem o Estado, por esta razão infringe artigo da Constituição Federal.

O executivo também aponta que trata-se de normas de caráter geral, que exigem tratamento jurídico uniforme em todo território nacional. Também cita que já existe um projeto do senador Renan Calheiros (PMDB - AL), no Congresso Nacional, que prevê a utilização de instrumento arbitral em soluções de conflitos em contratos firmados entre empresas e administração pública.

Nos siga no Google Notícias