ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Governo veta projeto que institui ônibus da saúde em escolas estaduais

Leonardo Rocha | 30/07/2014 09:10
Governador veta projeto aprovado na Assembleia, que institui o programa ônibus da saúde em escolas estaduais (Foto: Divulgação)
Governador veta projeto aprovado na Assembleia, que institui o programa ônibus da saúde em escolas estaduais (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou o projeto de lei de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB) que institui o programa "Ônibus da Saúde", em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Esta mensagem foi publicada hoje (30), no Diário Oficial do Estado.

Este projeto tinha o objetivo levar profissionais da saúde aos colégios para atender estudantes carentes e zelar pela saúde preventiva. Os ônibus devidamente equipados tinham o intuito de tratar, prevenir e ensinar os alunos sobre saúde e higiene pessoal, com a participação de especialistas na área da odontologia, oftalmologia e clínico geral.

De acordo com o governo estadual, o projeto teve veto total por ser desde a origem inconstitucional, já que a implementação de políticas públicas faz parte de uma prerrogativa do executivo e não do legislativo.

Assim cabendo ao chefe da administração planejar quais medidas serão realizadas, como e quando poderão ser colocadas em prática. Também esta ação precisa estar prevista nas despesas estabelecidas no orçamento.

O executivo ainda apontou que a implantação de ônibus da saúde seria um "retrocesso" na política adotada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), já que a adoção desta alternativa não está incluída em nenhuma normatização do Ministério da Saúde e que de acordo com experiências do passado, desorganizou o sistema de atendimento.

O veto do projeto retorna para Assembleia Legislativa, para que os deputados analisam se mantém a decisão do executivo, de acordo com sua justificativas apresentadas ou se derrubam o veto e colocam a proposta em prática.

Nos siga no Google Notícias