ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo veta projeto que proibiria venda de refrigerantes nas escolas

Proposta seria inconstitucional e não surtiria o efeito necessário, argumenta Executivo Estadual

Mayara Bueno | 15/09/2016 09:28
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Marcos Ermínio).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Marcos Ermínio).

O governo estadual resolveu vetar o projeto que proibiria a venda de refrigerantes nas escolas de Mato Grosso do Sul. A proposição havia sido aprovada em agosto na Assembleia Legislativa, mas o Executivo Estadual entendeu que a iniciativa invade a competência do governo.

Na ocasião da aprovação do projeto, Marcio Fernandes (PMDB), autor do projeto, afirmou que a preocupação com a venda da bebida nas escolas é antiga, já que ela pode ser prejudicial pela quantidade de açúcar.

A justificativa do veto é que cabe ao Executivo Estadual propor projeto deste tipo. “Embora louvável, em virtude do nobre propósito de melhorar a alimentação nas escolas públicas e particulares, a proposta do Parlamentar invade a competência do Chefe do Poder Executivo Estadual de iniciar o processo legislativo”.

Além disso, o Executivo Estadual afirma que o projeto de lei entra também na esfera dos particulares, “em contrariedade aos princípios do livre exercício de qualquer atividade econômica, do livre exercício de qualquer trabalho e da livre iniciativa”.

A proposta também invadiria a competência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos que envolvam riscos à saúde.
Por fim, afirma que, como a proposta proíbe somente a comercialização, não impede que o aluno leve para a escola.

“Por isto, o papel da família, em relação à educação alimentar da criança, é muito mais relevante e decisivo na escolha do consumo ou não do refrigerante, do que a limitação ao livre exercício da atividade econômica”.

Os deputados estaduais, que aprovaram o projeto de lei, ainda analisarão o veto e poderão derrubá-lo ou mantê-lo.

Nos siga no Google Notícias