ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Gripe suína e crise derrubam popularidade de Lula

Redação | 08/09/2009 16:02

A avaliação do governo federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4 pontos percentuais, revela pesquisa do CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. Em setembro, o índice é 65,4%, contra 69,8% registrados em maio de 2009.

Quando a pergunta é sobre o presidente, a aprovação é maior, atinge 76,8%, mas a queda é ainda maior em relação a maio, quando Lula tinha 81,5% de simpatia.

Na analise dos pesquisadores, o desempenho ruim ocorre por conta do discurso do presidente de assumir as crises que atingem o país, aliado à crise que atingiu a Receita Federal e a percepção dos brasileiros em relação à ineficácia da saúde pública, especialmente após o surto de gripe suína.

Em março deste ano, o governo Lula registrou a primeira queda em sua popularidade desde setembro do ano passado, quando a gestão do petista vinha registrando sucessivos recordes positivos. Em maio, a popularidade do governo voltou a crescer, mas caiu novamente este mês. Em setembro do ano passado, Lula teve avaliação pessoal considerada como positiva por 77,7% da população, enquanto o governo também foi avaliado positivamente por 68,8% dos brasileiros.

Entre os eleitores que avaliam negativamente o governo federal, o índice subiu de 5,8% em maio para 7,2% em setembro. Já os eleitores que avaliam o governo como regular somam 23,9% em maio contra 26,6% em setembro deste ano.

A avaliação negativa do presidente Lula também caiu em setembro, de acordo com a pesquisa. Segundo a CNT/Sensus, 18,7% dos brasileiros desaprovam o petista. Em maio, o índice negativo de Lula era de 15,7%. Outros 4,6% não responderam à pergunta em relação ao desempenho do presidente Lula. (Informações da Folha de São Paulo).

Nos siga no Google Notícias