ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Grupo de Bernal orquestrou invasão para sumir com documentos

Zana Zaidan | 25/07/2014 08:40
Ex-secretários e simpatizantes de Bernal extrapolaram na ordem e ocuparam órgãos públicos (Foto: Arquivo)
Ex-secretários e simpatizantes de Bernal extrapolaram na ordem e ocuparam órgãos públicos (Foto: Arquivo)
Bernal no Paço Municipal (Foto: Arquivo)
Bernal no Paço Municipal (Foto: Arquivo)

O prefeito cassado Alcides Bernal (PP) e seus simpatizantes, além de vereadores e pelo menos cinco servidores municipais podem responder criminalmente pela invasão de secretarias e do Paço Municipal no dia 15 de maio. As sindicâncias instauradas para apurar o ato começaram a ser concluídas. O Campo Grande News teve acesso ao documento que, entre outros fatos, aponta que a ação foi orquestrada previamente para promover o sumiço de documentos públicos.

Até o momento, o trabalho, que corre em segredo, foi finalizado na SAS (Secretaria de Ações Sociais), Sesau (Secretaria de Saúde) e Seintrha (Obras e Infraestrutura). São 1,5 mil folhas, além de gravações e mais de 1,9 mil fotos que atestam as conclusões da sindicância.

A recomendação é para que cinco servidores da Sesau enfrentem Processos Administrativos Disciplinares, que podem culminar em demissão por justa causa e até mesmo processos criminais. Da secretaria, sumiram 15 procedimentos que apuravam a compra de medicamentos de forma irregular, parte deles até com a data de validade vencida, e que estavam em curso a pedido do chefe da pasta, Jamal Salém.

Na Seintrha e na SAS não foi apurado envolvimento de servidores, somente ex-comissionados de Bernal. Para estes, a sindicância têm provas de que há agressões e danos ao patrimônio públicos que configuram crimes, como furto, constrangimento ilegal, exercício funcional ilegal antecipado, exercício arbitrário das próprias razões e usurpação da função pública.

Foi comprovado, ainda, que por voltas das 15 horas – instantes depois de ser proferida a decisão da Justiça para que Bernal retomasse o cargo de prefeito – ex-servidores e simpatizantes já ocupavam diversas repartições, um indício de que a invasão foi planejada a mando do ex-prefeito.

Imagens do circuito interno do Paço Municipal, filmagens de servidores feitas por celular e matérias veiculadas na imprensa também embasaram o trabalho da sindicância.

Os documentos serão encaminhados para a Polícia Civil - que já investiga o caso, depois que diversos boletins de ocorrência foram registrados – e para o Ministério Público Estadual. A Câmara de Vereadores também terá acesso, já que parlamentares também participaram da invasão e podem responder por quebra de decoro.

Retorno de Bernal - No dia 15 de maio, Bernal retornou ao cargo de prefeito por oito horas, depois de ser cassado no dia 12 de março. A decisão do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveria Gomes Filho, determinava a posse imediata. Horas depois, o desembargador de plantão, Vladimir Abreu da Silva, acatou pedido da assessoria jurídica da Câmara Municipal, e cassou a liminar de Gomes Filho.

Nos siga no Google Notícias