ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Guerra no Facebook: Bernal tem menos seguidores que Nelsinho

Josemil Rocha | 31/03/2013 08:04
Bernal tem 16 mil seguidores no Facebook e Nelsinho tem 21 mil (Foto: Vanderlei Aparecido)
Bernal tem 16 mil seguidores no Facebook e Nelsinho tem 21 mil (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), conclamou, na semana passada, a população a acompanhar suas informações pelo Facebook, a rede social mais acessada da internet, alegando que os jornais de Mato Grosso do Sul não falam a verdade sobre ele. O problema é que a quantidade de seguidores que Bernal tem na internet é menor do que do seu antecessor, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Alcides Bernal tem 16.820 seguidores na Facebook(http://www.facebook.com/alcidesbernal), enquanto Nelsinho Trad, o mais acessado entre os políticos com maior evidência em Mato Grosso do Sul, possui 21.413 curtindo sua página (http://www.facebook.com/nelsontradfilho).

Muitas das polêmicas envolvendo o prefeito Alcides Bernal têm surgido a partir de postagens dele ou de seus adversários políticos no Facebook. Recentemente Bernal enfrentou protestos dos vereadores por críticas que fez aos integrantes na Câmara em sua página na rede social. Depois disso e após outros conflitos, a Câmara acabou aprovando “moção de repúdio” contra Bernal e prepara ações judiciais contra o prefeito.

Antecessor e sucessor também usam as mídias sociais (Luciano Muta/Arquivo)
Antecessor e sucessor também usam as mídias sociais (Luciano Muta/Arquivo)
Críticas a Bernal no facebook levaram Antônio João a prestar depoimento em delegacia (Simão Nogueira/Arquivo)
Críticas a Bernal no facebook levaram Antônio João a prestar depoimento em delegacia (Simão Nogueira/Arquivo)

Também tem polemizado muito com Bernal no Facebook o presidente regional do PSD e dono do jornal Correio do Estado, Antônio João Hugo Rodrigues, que tem 4.992 amigos em sua página no Facebook . Nela, Antônio João denunciou a suposta articulação de Bernal para compra de votos de vereadores e trocou mensagens com um seguidor, a propósito da morte do presidente venezuelano Hugo Chaves, afirmando que Bernal é saudável e só iria a óbito se “se engasgasse com uma bala de hortelã”, o que acabou virando caso de polícia.

Visitas a políticos na web – Em Mato Grosso do Sul, na atual bancada federal, composta por oito deputados federais e três senadores, o político que tem mais seguidores no Facebook é o deputado Geraldo Resende (PMDB), de Dourados: 11.161 curtiram sua página na internet. O segundo mais acessado é também douradense, o deputado Marçal Filho (PMDB), com 4.999.

Luiz Henrique Mandetta (PMDB) tem 4.995 amigos no Facebook; Antônio Carlos Biffi (PT), 3.970; Vander Loubet (PT), 4.970; Fábio Trad (PMDB), 4.924; Reinaldo Azambuja (PSDB), 1.280; e Edson Giroto (PMDB), 901 seguidores.
Dentre os atuais senadores do Estado, só o senador Delcídio do Amaral (PT) tem página no Facebook, com 4.172 amigos. Não foram localizadas páginas dos senadores Waldemir Moka (PMDB) e Ruben Figueiró (PSDB).

O governador André Puccinelli também tem página no Facebook, apenas com seu perfil, na qual possui 4.993 amigos. O antecessor de André, atual vereador Zeca do PT, tem 5.834 amigos no Facebook.

Entre os prefeitos das três maiores cidades de Mato Grosso do Sul, Bernal é o que tem mais seguidores, 16.820. O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), tem 6.211 amigos e o de Corumbá, Paulo Duarte (PT), 4.963.

Nos siga no Google Notícias