ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Há 14 dias preso na PF, Delcídio cogita fazer acordo de delação premiada

Michel Faustino | 08/12/2015 17:05
Delcídio estaria negociando acordo de delação premiada. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Delcídio estaria negociando acordo de delação premiada. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O senador Delcídio do Amaral (PT), preso desde o dia 25 de novembro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília (DF), acusado de interferir no andamento da operação Lava Jato, começou a negociar um acordo de delação premiada. A informação foi publicada nesta terça-feira (08) pela jornalista Vera Magalhães, da coluna Radar On-line, no site da revista Veja.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com os advogados de Delcídio para ter detalhes a respeito da possibilidade do acordo, no entanto, ninguém foi encontrado. Na semana passada, Eduardo Marzagão, assessor do parlamentar, afirmou que Delcídio não pretendia fazer acordo de delação.

A tarde foi divulgado que o senador teria contratado o advogado Antonio Augusto Figueiredo Bastos, o mesmo que cuidou da delação de Alberto Youssef e outros seis réus na Operação Lava Jato.

Derrotas - Nesta segunda-feira (07), A PGR (Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra Delcídio e André Esteves, ex-controlador do banco BTG Pactual, pelo crime de impedir e embaraçar a investigação penal.

Pelos mesmos crimes, a procuradoria também denunciou o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira, e o ex-advogado do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Ceveró, que responderá ainda pelo crime de patrocínio infiel. Todos estão presos por determinação do Supremo.

Caberá a Segunda Turma da Corte analisar a abertura de ação penal contra os acusados. O julgamento deverá ocorrer em 2016, devido ao período de recesso do Judiciário. As penas para os crimes citados variam de três e oito anos de prisão.

Delcídio e seu chefe de gabinete estão presos na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ribeiro e Esteves estão em um presídio no Rio de Janeiro. As prisões foram executadas no dia 25 de novembro.

A PGR usou depoimentos da delação premiada do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e do filho dele, Bernardo Cerveró, para embasar a denúncia contra os acusados.

A procuradoria sustenta que Delcídio tentou dissuadir Nestor Cerveró de aceitar o acordo de colaboração com o Ministério Público Federal (MPF), ou que, se isso acontecesse, que evitasse delatar o senador e também André Esteves.

Nos siga no Google Notícias