ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Há 37 dias no comando da cidade, Bernal se dá nota 7 como prefeito

Aline dos Santos | 06/02/2013 09:09
Bernal vai enviar à Câmara projeto de reforma administrativa (Foto: Luciano Muta)
Bernal vai enviar à Câmara projeto de reforma administrativa (Foto: Luciano Muta)

Há 37 dias no comando de Campo Grande, o prefeito Alcides Bernal (PP) dá nota 7 para a sua administração. “Estou me esforçando muito, contando com o apoio dos colaboradores”, afirmou Bernal, durante entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Neste começo de mandato, Bernal enfrenta problemas com os vereadores, adiou o pagamento dos servidores municipais do segundo para o dia quinto útil, e hoje, no começo do ano letivo, sobram reclamações sobre a falta de merendeiras e de material escolar.

Em relação à Câmara, que retoma as atividades legislativas no dia 19, a relação do Poder Executivo com os vereadores será posta à prova. Hoje, Bernal declarou que vai enviar dois projetos para serem votados. “Adequação da máquina administrativa. Para gastar menos e produzir mais. Sou oriundo do Legislativo, sei o quanto pode também ser prejudicial”, diz.

O prefeito afirma que pretende constituir maioria, confiante no interesse dos parlamentares em ajudar Campo Grande. Uma prévia do tamanho do apoio ao novo administrador municipal foi o resultado da eleição para presidente da Câmara: a candidata de Bernal perdeu por 20 votos a nove.

Sobre o risco de despejo dos vereadores, Bernal diz que a situação é uma oportunidade para mudança do imóvel. “É muito preocupante. É muito dinheiro. A Câmara pode ser contemplada com dignidade em outro local”, diz.

Primeiro escalão - Questionado se o quadro de secretários incompletos prejudica a administração, Bernal respondeu que não há problemas. “Não atrapalha e até ajuda, precisamos economizar. Campo Grande tinha um volume muito grande de pessoas nomeadas”, salienta.

Ele nega ter dificuldade para preencher o primeiro escalão e que a preferência é por profissionais com capacidade técnica. Seguem sem titular a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio), a chefia de gabinete e o cargo de procurador-geral do município.

Sobre a Santa Casa, cujo processo de intervenção termina neste primeiro semestre, Bernal afirma que uma auditoria vai definir o e o que levou ao aumento da dívida.

Nos siga no Google Notícias