ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

Ibope justifica erro alegando que pesquisa é “fotografia do momento”

Ludyney Moura | 28/10/2014 19:24
Reinaldo pretende entrar na justiça contra o Ibope (Foto: Marcelo Calazans)
Reinaldo pretende entrar na justiça contra o Ibope (Foto: Marcelo Calazans)

As declarações de Reinaldo Azambuja (PSDB), governador eleito do Estado, de que pretende entrar com ação contra o Ibope por ter divulgado pesquisa na véspera do 2º turno que o colocava atrás de Delcídio do Amaral (PT), provocou resposta do instituto.

Um dia após a declaração do tucano, o Ibope divulgou nota afirmando que das 20 pesquisas de intenção de voto realizada em 13 Estados e no Distrito Federal, 12 acertaram os resultados, incluindo o levantamento feito para a Presidência da República.

“Especificamente no Mato Grosso do Sul, os candidatos estavam tecnicamente empatados em todas as pesquisas realizadas, inclusive na da véspera de eleição, segundo a qual 4% dos eleitores ainda declaravam-se indecisos em relação a seu candidato. Como não foi realizada pesquisa de boca de urna no estado, não pudemos captar as últimas movimentações na opinião do eleitorado e a continuidade da repercussão do debate na opinião pública”, afirmou o instituto.

O Ibope disse ainda que segue todas as normas e é certificada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de respeitar os códigos de autorregulação e ética da Esomar (associação mundial de profissionais de pesquisa).

“Sempre fazemos questão de afirmar que a pesquisa eleitoral é uma fotografia do momento, não uma projeção de futuro, e uma sequência delas indica tendências de comportamentos”, diz trecho da nota.

Pesquisas – Um dia antes da realização do 2º turno das eleições, o Ibope divulgou pesquisa de intenção de voto que colocava o governador eleito, Reinaldo Azambuja com 49% e Delcídio do Amaral (PT) com 51%.

O resultado oficial foi de 55,34% dos votos para o Reinaldo Azambuja e 44,66% para Delcidio do Amaral.

Nos siga no Google Notícias