ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Impasse com PSB atrasa aliança para candidatura de Geraldo Resende

Partido de Murilo Zauith não abre mão de indicar candidato a vice; secretários estaduais conversaram com prefeito ontem, mas não houve avanço; se acordo não sair, PSB deve apoiar Renato Câmara

Helio de Freitas, de Dourados | 26/07/2016 09:00
Geraldo Resende teria recusado indicação do PSB de Murilo para a vice (Foto: Divulgação)
Geraldo Resende teria recusado indicação do PSB de Murilo para a vice (Foto: Divulgação)

O PSB está cada dia mais distante de uma aliança com o PSDB para disputar a prefeitura de Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, distante 233 km de Campo Grande. Para apoiar a candidatura do deputado federal Geraldo Resende, o partido do prefeito Murilo Zauith quer indicar o candidato a vice, mas o tucano teria recusado a sugestão.

Nesta segunda-feira (25), os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo) e Sérgio de Paula (Casa Civil) estiveram em Dourados para conversar com Murilo, mas a reunião foi rápida e não teve acordo.

O prefeito disse aos emissários tucanos que só apoia Geraldo Resende se o vice for do PSB e de preferência o ex-secretário de Finanças do município e atual assessor do próprio governo do Estado, Walter Carneiro Junior.

Há duas semanas, após o DEM abrir mão de indicar o vice na chapa encabeçada por Geraldo, o partido do prefeito entregou uma lista com seis nomes para a cúpula do PSDB, entre eles o de Waltinho Carneiro, o preferido do grupo de Murilo para a vaga.

Geraldo não quer – “O Geraldo não quer o Murilo no projeto dele. O Murilo e o PSB vão [para o palanque tucano] se o vice for o Waltinho Carneiro. Acho impossível essa aliança”, afirmou ao Campo Grande News um interlocutor do prefeito.

Sérgio de Paula foi procurado ontem pela reportagem para falar sobre as articulações com o partido de Murilo, mas não retornou aos recados.

O presidente do PSDB em Dourados, ex-deputado Marçal Filho, disse que não está a par das conversas da cúpula estadual de seu partido para formação de aliança em Dourados.

“Eles ignoram o presidente do PSDB de Dourados. Quem sabe com a minha experiência poderia ajudar a apagar os incêndios”, afirmou o radialista, que entrou no partido para ser candidato a prefeito, mas perdeu a vaga para Geraldo Resende, e agora deve disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Nos bastidores os comentários são de que Geraldo Resende prefere como candidato a vice um nome com mais apelo popular e já teria conversado com o vereador Cido Medeiros (DEM), considerado herdeiro dos votos que eram do ex-prefeito Ari Artuzi (morto em 2013).

Pode apoiar Renato – O Campo Grande News apurou que se a aliança com o PSDB fracassar, o grupo político de Murilo deve apoiar a candidatura do PMDB, que vai disputar a eleição deste ano tendo o deputado estadual Renato Câmara como candidato a prefeito.

A outra opção seria uma aliança com a vereadora Délia Razuk, que será candidata à prefeita pelo PR. Entretanto, esse caminho é o menos possível, já que Murilo e Délia nunca foram aliados políticos. A republicana deve ter como candidato a vice o pecuarista Marisvaldo Zeuli, do PPS.

Outros pré-candidatos – Além de Geraldo, Renato e Délia, pelo menos mais quatro nomes aparecem como eventuais candidatos a prefeito de Dourados – o professor Damião Duque de Farias pelo PT, o vereador Marcelo Mourão pelo PRB, o ex-assessor da prefeitura Wanderlei Carneiro pelo PP e o também professor Ênio Ribeiro pelo Psol.

O Psol fez convenção domingo e já confirmou a candidatura de Ênio Ribeiro e deve disputar a eleição com chapa pura, tendo como candidata à vice a líder sem-terra Vera Alves.

A convenção do PP será dia 3. A do PR está marcada para sábado, dia 30, mas deve ser adiada para dia 5 de agosto – último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral – mesma data das convenções do PSDB, DEM e PSB. O PMDB ainda não definiu a data.

Nos siga no Google Notícias