ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Impeachment de Dilma deve passar “com folga” no Senado, avalia Moka

Julgamento final deve acontecer entre 26 e 28 de agosto

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 29/07/2016 10:33
Senador Waldemir Moka (PMDB). Ele participa de evento sobre a Rota Bioceânica, na Capital. (Foto: Alcides Neto)
Senador Waldemir Moka (PMDB). Ele participa de evento sobre a Rota Bioceânica, na Capital. (Foto: Alcides Neto)

Às vésperas da votação final do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), a avaliação do senador Waldemir Moka (PMDB) é que o processo terá votos suficientes e passará “com folga” no Senado. Na quinta-feira (28), Dilma entregou sua defesa à comissão que avalia seu afastamento definitivo.

“Deve passar com folga”, afirma o senador, que faz parte do grupo sobre o impeachment no Congresso Nacional. Para ele, a tendência é que o processo ganhe 59 votos, cinco a mais do que o necessário para ser consolidado.

O aumento foi atribuído à manutenção de votos a favor, somado aos senadores que não puderam votar na primeira avaliação, feita em maio. Na lista de quem não votou, estão os senadores Jader Barbalho (PMDB-PA), João Alberto (PMDB-MA), Eduardo Braga (PMDB-AM) e Pedro Chaves (PSC-MS), este último, sul-mato-grossense e citado pelo senador. “A posição do partido e do próprio é em votar a favor do impeachment”.

Comissão de impeachment no Senado. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Comissão de impeachment no Senado. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Votos necessários – Para o impeachment ser consolidado, e Dilma ser afastada definitivamente, são necessários votos de dois terços dos senadores, ou seja, 54 dos 81 parlamentares. Antes de ir ao plenário, o processo passará pela avaliação dos senadores da comissão, o que ocorrerá semana que vem.

Segundo Moka, na terça-feira (2), o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB) será apresentado e, no dia seguinte, votado pelos integrantes do grupo. Passado este processo, abre-se, novamente, prazo para defesa e acusação. No plenário, quando todos votam, a análise acontecerá entre 26 e 28 de agosto.

Nos siga no Google Notícias