ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Impeachment passará com 14 votos em comissão, calcula senadora de MS

Antonio Marques | 26/04/2016 08:59
Depois votação simbólica para confirmar os nomes dos 21 senadores titulares e suplentes que vão compor a Comissão do Impeachment, ocorrida ontem, agora pela manhã serão definidos os nomes do presidente e o relator que vão comandar o processo (Foto: Divulgação/Agência Senado)
Depois votação simbólica para confirmar os nomes dos 21 senadores titulares e suplentes que vão compor a Comissão do Impeachment, ocorrida ontem, agora pela manhã serão definidos os nomes do presidente e o relator que vão comandar o processo (Foto: Divulgação/Agência Senado)

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) acredita que o placar pela admissibilidade do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na Comissão Especial do Senado, deve ser de 14 a 6, sem considerar o voto do presidente, que será definido ainda na manhã desta terça-feira (26) entre os 21 senadores que compõem o colegiado. Na ocasião, também será escolhido o nome do relator.

Segundo Simone Tebet, em entrevista ao Jornal das Sete da FM UCDB também nesta manhã, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) deve ser nomeado presidente e o mineiro Antônio Anastasia (PSDB) deve ser escolhido relator da Comissão, conforme acordo entre os blocos opositores ao governo, que manteria no voto a indicação do peessedebista. Senadores governistas estariam questionando o nome do senador justamente por seu partido ser a favor do afastamento da presidente Dilma.

Os nomes dos 21 senadores titulares e seus suplentes para compor a comissão, criada ontem, foram confirmados por votação simbólica nessa segunda-feira, conforme indicação das bancadas partidárias na semana passada. O presidente foi indicado pelo PMDB por ter a maior bancada no Senado e a relatoria caberia ao bloco da oposição (PSDB, DEM e PV), seguindo a proporcionalidade de bancadas.

Simone disse também que até o dia 11 de maio a comissão deve fazer a votação do processo de admissibilidade. “É um prazo curto em que vamos apenas verificar se o processo votado na Câmara está dentro da legalidade. Não é agora que vamos entrar no mérito do processo”, explicou. Diante disso, a tendência é que o impeachment seja admitido no Senado, segundo a senadora.

Sendo admitido no Senado, a presidente Dilma será afastada por seis meses e assume em seu lugar o vice-presidente Michel Temer com todos os direitos de presidente da República para administrar o País. Nesse período, o processo de impeachment será julgado em seu mérito pelos senadores sob o comendo do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.

Caso neste período seja comprovado no processo o crime de responsabilidade cometido pela presidente Dilma, ela perde o mandato e ficha inelegível por oito anos. Se não for configurado o crime, a presidente retoma o cargo.

Nos siga no Google Notícias