ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Indicações de deputados para gestão de Reinaldo abre espaços para aliados

Ludyney Moura | 12/11/2014 18:51
Reinaldo tem nas mãos escolha que podem mudar composição da bancada estadual (Foto: Marcelo Calazans)
Reinaldo tem nas mãos escolha que podem mudar composição da bancada estadual (Foto: Marcelo Calazans)

As especulações em torno dos nomes que integrarão o secretariado da primeira gestão tucana em Mato Grosso do Sul também é vista com ansiedade por outros partidos, que veem nos escolhidos de Reinaldo Azambuja (PSDB) para as pastas estaduais a oportunidade de ganhar representatividade legislativa.

É o caso do SD, que tem dois primeiros suplentes na coligação que foi encabeçada pelo PSDB. Caso um dos dois eleitos, Márcio Monteiro (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), aceitem comandar uma secretaria, a vaga na Câmara dos Deputados ficaria com o vereador de Campo Grande, Elizeu Dionizio (SD).

O democrata, que já comandou a saúde na Capital, chegou a ser cogitado para assumir a SES (Secretaria de Estado de Saúde), porém o mais provável é que Monteiro, presidente regional do PSDB, permanece em Mato Grosso do Sul à frente da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

A provável “ascendência” dos dois vereadores do novel Solidariedade abrirá caminho para que dois partidos tenham os primeiros representantes na Câmara de Campo Grande, a atual titular da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Juliana Zorzo (PSC), na vaga de Herculano, e Francisco Saci (PRTB), na vaga de Elizeu.

Em um cenário com a permanência de Monteiro e Mandetta no Estado, dois federais eleitos na coligação que apoio Reinaldo, além de Elizeu o também vereador campo-grandense Coringa (PSD) seria um parlamentar federal.

Com a confirmação esta semana de que foi convidado para chefiar uma das secretarias a serem criadas com o desmembramento da Seprotur (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Serviços), o deputado estadual reeleito Zé Teixeira (DEM), abriria vaga na Assembleia para o também vereador da Capital, Herculano Borges (SD), primeiro suplente da coligação.

A Câmara de Campo Grande também vai ganhar um novo representante em 2015, na vaga da vice-governadora Rose Modesto, apontada como titular da Setas (Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social), que será José Chadid, ex-secretário de educação de Alcides Bernal (PP), e que foi expulso do PSDB sob acusação de infidelidade partidária. Situação que deve gerar uma disputa judicial pela vaga.

De olho das eleições municipais de Dourados em 2016, o deputado federal eleito Geraldo Resende (PMDB) pode abrir espaço para a volta de Fábio Trad (PMDB), primeiro suplente da coligação, caso aceite ocupar a pasta da saúde.

Geraldo nega que tenha sido convidado, e é quase certo que Fábio Trad, que teve atuação de destaque em seu primeiro mandato parlamentar, terá uma participação efetiva na gestão de Reinaldo.

Vale lembrar que a eleição de Grazielle Machado (PR) para Assembleia Legislativa abre espaço para o ex-deputado federal Antônio Cruz, e a ida de Zeca do PT para o Congresso garante a volta de Alex do PT para o legislativo municipal.

Nos siga no Google Notícias