ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Integrantes ameaçam abandonar o Codecon caso Bernal não se retrate

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 24/06/2013 15:25
Representantes dos trabalhadores no Codecon exigem retratação de Bernal (Foto: Cleber Gellio)
Representantes dos trabalhadores no Codecon exigem retratação de Bernal (Foto: Cleber Gellio)

Menos de uma semana após o prefeito Alcides Bernal (PP) anunciar a retomada do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon), com a posse dos novos membros, já há ameaça de debandada de pelo menos três dos 15 integrantes, insatisfeitos com as críticas de Bernal às gestões anteriores. Os três representam os trabalhadores no conselho.

Bernal disse que o novo conselho não será de “faz de conta”, como teria sido na gestão passada. Também garantiu que a atual administração não perdeu investimentos nestes cinco meses e meio, tempo que demorou para formar o novo Codecon, como foi afirmado pelos vereadores em audiência pública na Câmara.“Foram afirmações inverídicas feitas por quem já esteve no comando da pasta e a deixou sem nenhuma estrutura”, afirmou o prefeito, na quarta-feira passada.

Esta tarde, em entrevista coletiva, os representantes dos trabalhadores no Codecon - José Lucas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadoria em Campo Grande, Rinaldo Salomão, presidente de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Campo Grande, e Idelmar Lima, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande - exigiram a retratação de Bernal, explicando que estão há oito anos no conselho e contribuíram para a vinda de grandes empresas para a Capital, com geração de empregos.

Além dos representantes dos trabalhadores, o Codecon é integrado por quatro membros da classe patronal e oito prepostos da Prefeitura de Campo Grande. Desses 15 membros do Codecon, 11 são novatos. Os quatro restantes já integravam o conselho nas gestões passadas.

“O prefeito foi muito infeliz na declaração dele, porque todos nos estamos há oito anos e desenvolvemos sim um bom trabalho. Basta olhar para Campo Grande”, afirmou Rinaldo Salomão.

Os sindicalistas que representam os trabalhadores também reclamara da demora de Bernal em montar o novo Codecon. O retardamento, que para eles prejudicou muito a atração de investimentos para Campo Grande, decorreu do fato de Bernal só ter enviado no final de maio ofício às entidades representativas para indicar integrantes para o conselho. A gestão no Codecon é renovada de dois em dois anos. Quando está para vencer o mandato, aí o prefeito já mandava carta para indicar representante, o que não aconteceu neste ano.

Na primeira reunião do Condecon deste ano, ainda não agendada, os sindicalistas vão falar para a presidente do conselho, Dharleng Campos, que querem retratação do prefeito. Eles não descartam deixar o Codecon, se Bernal não se retratar.

 

Nos siga no Google Notícias