ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Itaipu pode ficar de fora no encontro presidencial em MS

Redação | 17/04/2010 16:02

A discussão sobre o acordo da hidroelétrica binacional Itaipu pode ficar fora da pauta do encontro entre os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, marcado para o dia 30 deste mês, em Ponta Porã.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, a pedido do Brasil, a tramitação do acordo de Itaipu, que prevê um repasse maior ao Paraguai pela energia produzida na hidroelétrica teria sido retirado da pauta do encontro.

A discussão sobre a repatriação de três fugitivos da justiça paraguaia também deve ser removida da agenda entre Lula e Lugo.

No caso de Itaipu, a argumentação do embaixador Eduardo dos Santos, que reuniu-se com o vice-chanceler paraguaio Jorge Lara Castro para rediscutir a pauta, é de que o assunto não encontra-se mais na esfera do Executivo e reuniões entre parlamentares de ambos países vêm sendo mantidos regularmente.

Pendente de aprovação do Congresso brasileiro para entrar integralmente em vigor, o acordo assinado em 2009 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, sobre a usina de Itaipu e outros pontos do relacionamento bilateral, deve chegar ao plenário da Câmara apenas no mês de junho.

Já no caso dos refugiados Juan Arrom, Anuncio Martí e Víctor Colmán, requeridos pela justiça paraguaia sob acusação de envolvimento em sequestros, a alegação é de que a CONARE (Comissão Nacional para os Refugiados) é um órgão autônomo e alheio a eventuais interferências governistas.

Sem Itaipu e refugiados na pauta, o encontro entre os presidentes deve abordar a fórmula de ocasiões anteriores, em que manifestações de boa vontade foram anunciadas. (com informações do site Sopa Brasiguaia)

Nos siga no Google Notícias