ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Jerson discute em Recife divulgação de gastos públicos

Redação | 27/04/2010 11:25

O deputado Jerson Domingos (PMDB) participa amanhã, em Recife (PE), de encontro com presidentes de Assembleias Legislativas de todo o País para discutir a chamada Lei Capiberibe. Ela obriga que o agente público divulgue todos os gastos da Casa na internet.

A Lei foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de maio do ano passado.

União, estados, Distrito Federal e os municípios com mais de cem mil habitantes têm um ano para se adequar à Lei.

As cidades com população entre 50 mil e 100 mil pessoas terão dois anos e os municípios com até 50 mil habitantes terão prazo de quatro anos a partir da publicação da Lei.

Se não forem publicadas as contas dentro desses prazos, o município ou estado poderá ser impedido de receber transferências voluntárias.

De acordo com a Lei Capiberibe, todas as informações sobre a movimentação financeira dos órgãos públicos deverão ser detalhadas para qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.

Será publicado todo o detalhamento da nota fiscal, o bem comprado ou o serviço prestado, o número do processo, quem recebeu e quanto foi o pagamento. Ainda será publicada toda a arrecadação dos governos.

Segundo Jerson Domingos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul conta hoje com diversos serviços terceirizados, que precisarão ser divulgados via internet.

Entre eles, manutenção de computadores, elevadores, ar condicionado, copa e limpeza. Entretanto, ele não soube informar com precisão quantos trabalhadores atuam nestas áreas e nem o gasto mensal da Casa com estes serviços.

Durante a reunião de amanhã, os presidentes das Assembleias vão trocar informações e se interar sobre o assunto, já que o prazo para aplicação da Lei está se aproximando.

"A Casa vai cumprir o que a Lei determina", admitiu Jerson.

Nos siga no Google Notícias