ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Jerson Domingos é nomeado para o cargo de conselheiro do TCE

Leonardo Rocha | 29/12/2014 09:05
Jerson Domingos é nomeado conselheiro do TCE, para vaga de Cícero de Souza (Foto: Giuliano Lopes/ ALMS)
Jerson Domingos é nomeado conselheiro do TCE, para vaga de Cícero de Souza (Foto: Giuliano Lopes/ ALMS)

O governador André Puccinelli (PMDB) nomeou nesta segunda-feira (29), o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), para o cargo de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual), na vaga de Cícero de Souza, que se aposentou no final de outubro, por ter completado 70 anos de idade.

Jerson foi escolhido por vaga pertencente a Assembleia Legislativa, em uma votação simbólica e unânime feita pelos deputados estaduais no dia 11 de novembro deste ano. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio dos colegas e ressaltou que este será um novo momento em sua carreira, ressaltando que "sairia de uma casa política para entrar em uma casa técnica".

Ele destacou que a maioria dos que estão no Tribunal já passaram pela Assembleia e que está indo para este novo desafio para aprender com os demais. No final do ano, dias antes do recesso, Jerson reconheceu que vai ter que se acostumar com a nova função, e que se fosse nos últimos meses, talvez até pensasse em tentar novamente a reeleição para Casa de Leis, tamanho apreço pelo legislativo.

Polêmica - No início do mês de dezembro, o novo conselheiro reclamou da demora para a abertura de uma nova vaga no Tribunal, em função da aposentadoria de José Ricardo Cabral, na oportunidade até ressaltou que a lentidão no processo lhe causava estranheza.

Depois do próprio Cabral ter assinado a aposentadoria, o Tribunal fez uma sessão para tornar nulo este processo, no entanto após a indicação do governador André Puccinelli (PMDB) do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) para o cargo, os deputados aprovaram seu nome para o Tribunal.

Novamente Jerson considerou "estranha" a decisão do Tribunal, pois segundo ele, era uma rebeldia do TCE interferir na decisão do governador. Ele também ressaltou que toda a aprovação na votação do nome de Arroyo seguiu os critérios legais.

Perfil - Jerson Domingos (PMDB), natural de Campo Grande, nasceu em 14 de novembro de 1950. Ele começou sua vida pública em 1994, sendo eleito deputado estadual. Vitorioso em outras três eleições, tem ocupado cargos na Mesa Diretora da Assembleia, como 2º secretário e 1º secretário. Tronou-se presidente da Casa pela primeira vez em 2007.

Em dezembro de 2012 foi eleito para chefiar o Legislativo pela quarta vez consecutiva, fato histórico em Mato Grosso do Sul. Nesse período, comandou interinamente o Governo do Estado por duas vezes.

Em sua gestão, Jerson Domingos empreendeu amplo aperfeiçoamento dos recursos humanos e a modernização tecnológica. O Poder Legislativo foi o primeiro órgão público de Mato Grosso do Sul a contratar jovens portadores de necessidades especiais para desenvolver atividades administrativas.

Também promoveu a reforma do Regimento Interno da instituição e coordenou grandes mobilizações populares como a campanha Paz no Trânsito e a CPI contra os aumentos abusivos das tarifas de energia elétrica e da saúde, além de atuação na mediação de conflitos entre produtores rurais e comunidades indígenas.

Nos siga no Google Notícias