ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Jerson é eleito para a diretoria do Colegiado de Presidentes de Assembleias

Paula Maciulevicius | 24/03/2011 18:40

O Colegiado vai trabalhar questões de PEC, transparência no legislativo e reforma política

Deputado foi escolhido 2º vice-presidente do Colegiado dos Presidentes de Assembleias Legislativas.
Deputado foi escolhido 2º vice-presidente do Colegiado dos Presidentes de Assembleias Legislativas.

O deputado estadual Jerson Domingos (PMDB) foi escolhido 2º vice-presidente do Colegiado dos Presidentes de Assembleias Legislativas (CPAL). Jerson Domingos foi indicado e eleito por unanimidade na diretoria encabeçada pelo deputado mineiro Dinis Pinheiro e, como 1º vice-presidente, o representante do Maranhão, Arnaldo Melo.

A atuação do Colegiado é para consolidar e ampliar as prerrogativas dos Estados e seus Legislativos, fazendo frente à excessiva concentração de poderes na União, que atualmente retém 70% dos recursos arrecadados no país.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, é preciso que as Assembleias trabalhem de forma estratégica para retomar funções e poderes que ao longo do tempo foram sendo monopolizados pela esfera federal.

“Os parlamentares estaduais estão extremamente próximos da população, sempre em contato com suas bases nos mais diversos e distantes municípios, o que permite que conheçam profundamente não apenas as demandas como também as potencialidades de cada região”, fala.

O deputado estadual destaca que essa proximidade oferece conhecimento fundamental para a formulação e a implementação de políticas públicas.

“Não faz sentido esvaziar o poder das Assembleias e dos Poderes Estaduais, encorpando a União, que, devido ao gigantismo de nosso país, tem cada vez mais dificuldades em atender as necessidades dos cidadãos”, completa.

As principais questões que o Colegiado de Presidentes de Assembleias irá trabalhar são: PEC, maior transparência das atividades legislativas, aperfeiçoamento do federalismo, reforma política e urgência nas decisões jurídicas sobre assuntos polêmicos.

“Unidos, podemos contribuir para o fortalecimento da democracia brasileira e a promoção efetiva do bem-estar social. A partir da articulação do Colegiado, teremos condições de trabalhar para o desenvolvimento dos Estados em conjunto com o Congresso Nacional e o Governo Federal”, afirma Jerson Domingos.

Nos siga no Google Notícias