ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Jerson não vê "vontade política" em Brasília para resolver conflitos em MS

Zemil Rocha | 28/05/2013 18:48
Jerson cancelou sessão e liderou bancada de 20 deputados ao DF (Foto: Arquivo)
Jerson cancelou sessão e liderou bancada de 20 deputados ao DF (Foto: Arquivo)

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), não saiu otimista da reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, embora ela tenha solicitado documentos do governo do Estado que apontem quais áreas serão alvo de disputa entre índios e fazendeiros. “Vamos fazer chegar esses documentos em 48 horas, mas a vontade política que vi hoje aqui em Brasília não me convence de que haja vontade de dar uma solução para esses conflitos em Mato Grosso do Sul e no Brasil inteiro”, avaliou.

Nesta terça-feira, a Assembleia suspendeu a sessão para que os deputados participassem da reunião em Brasília com a ministra Gleisi. Participaram do encontro, segundo Jerson, 20 dos 24 deputados estaduais, além dos 11 deputados federais e senadores do Estado, da vice-governadora Simone Tebet e das lideranças dos produtores rurais.

A insatisfação também ficou evidente nas palavras dos líderes dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. O presidente da Frente Nacional Agropecuária, Francisco Maia, afirmou que os produtores saíram da reunião de hoje sem respostas do governo. “Chegamos com um problema grave e estamos saindo com o mesmo”.

Defensor da suspensão dos processos de demarcação de terras indígenas, Francisco Maia disse ainda que os produtores rurais estão dispostos “a parar o país” para cobrar uma decisão do governo federal em relação aos conflitos fundiários no Mato Grosso do Sul.

Na reunião, Gleisi Hoffmann comprometeu-se apenas a pedir a adiar a demarcação de terras indígenas no estado até que os processos sejam submetidos a pareceres da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. A interrupção da criação de novas reservas indígenas está suspensa no Paraná e no Rio Grande do Sul por determinação do governo federal. No entanto, para Mato Grosso do Sul, estado com histórico de conflitos entre indígenas e produtores rurais, a suspensão dos processos não está autorizada.

“Nosso problema é imediato. Os produtores estão em uma situação de desespero e talvez vão ter que tomar uma posição mais contundente, mais de força, e fazer o que os trabalhadores fazem quando querem reivindicar: parar o país. Se o governo não agir imediatamente, o campo irá dar uma resposta”, ameaçou Maia. “A gente sabe que governo não age, governo reage”, acrescentou.

Representando o governador André Puccinelli na reunião com a ministra Gleisi, a vice-governadora Simone Tebet é a favor da suspensão imediata das demarcações. Para ela, o julgamento dos embargos relativos à decisão da Raposa Serra do Sol já resolveria os conflitos na maioria dos Estados.

Simone explicou que a portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio) delimitou 26 municípios em Mato Grosso do Sul como alvos de estudo antropológico para a demarcação de terras, abrangendo a região mais fértil do Estado. Considera que isso criou um cenário de instabilidade jurídica e econômica. “O Estado depende na economia da agropecuária”, argumentou ela.

Nos siga no Google Notícias