ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Jerson representa MS em reunião do Conselho de Justiça

Redação | 27/11/2009 18:16

O deputado Jerson Domingos (PMDB) participou hoje, em Brasília, de seminário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, reunindo presidentes de Assembleias Legislativas e Tribunais de Justiça.

Jerson participou do encontro a convite do presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. Também esteve na reunião o desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins, presidente do TJ/MS.

A reunião selou a aproximação entre o Poder Judiciário e o Legislativo estadual, tendo como objetivo discutir o controle de constitucionalidade das leis estaduais, além de questões orçamentárias, criação de cargos, segurança pública e sistema carcerário, entre outros temas.

Durante o seminário, foi apresentado pelo STF dados relativos ao número de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, por estado da Federação, entre 1988 (ano de promulgação da atual Constituição) e 2009.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, "o número de leis declaradas inconstitucionais é significativo e, em alguns casos, até preocupante, o que revela um descompasso entre as iniciativas de muitas Assembleias Legislativas e a jurisprudência".

O ministro citou como exemplo o grande número de emendas constitucionais e de leis estaduais apresentadas em confronto com a competência do Poder Executivo, o que pode representar um desvio legislativo.

"Esses casos são expressivos e poderiam ser controlados de forma mais adequada se as próprias comissões de Constituição e Justiça das Assembleias tivessem mais poder, mais força, mais atenção para esse tema. Porque nesses casos, é inevitável que o STF acabe por declarar a inconstitucionalidade dessas leis", alertou.

Segundo os dados apresentados, Mato Grosso do Sul, entretanto, é um dos estados que menos apresentaram ações junto ao STF em confronto com a Constituição.

Para Jerson, isso comprova que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul respeita a Constituição Federal.

"Temos um dos menores números de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, a maioria delas considerada improcedente. Nossa posição nesse ranking nos orgulha e estimula a aprimorar ainda mais nosso trabalho", declarou.

Nos siga no Google Notícias