ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Juiz diz que decidirá em novembro caso que mantém Bernal no cargo

Aline dos Santos | 14/10/2016 11:16
Bernal administra cidade por força de liminar desde agosto de 2015. (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal administra cidade por força de liminar desde agosto de 2015. (Foto: Marcos Ermínio)

Mês subsequente ao segundo turno das eleições para prefeito em Campo Grande, novembro deve ter a decisão final sobre o processo em que uma liminar mantém Alcides Bernal (PP) no comando do Poder Executivo em Campo Grande.

“Já está concluso para a sentença. É bem provável que a sentença de mérito seja em novembro. Vou decidir antes que termine o mandato”, afirma o juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho. Bernal não chegou à nova etapa da eleição e o mandato termina em 31 de dezembro.

Com 4.939 páginas e 37 partes, a partir de agora o magistrado tem dois caminhos. Valida a liminar concedida por ele e mantém a nulidade do decreto da Câmara Municipal que cassou Bernal ou revoga a decisão e decide a favor do Poder Legislativo. Na segunda hipótese, o prefeito deixaria o cargo e, com a renúncia do vice Gilmar Olarte, assumiria o presidente da Câmara.

“O processo é grande, mas acompanho desde o início. Existe toda uma burocracia. Não posso pegar um processo dessa importância e fazer de afogadilho”, afirma o juiz.

No mês de abril de 2014, um grupo de vereadores de Campo Grande acionou a Justiça pedindo a suspensão do decreto legislativo 1.759, que oficializou a cassação de Bernal pela Câmara Municipal. A ação popular é contra o Poder Legislativo, vereadores e Olarte , que era vice-prefeito e ficou no comando da prefeitura até agosto do ano passado.

Ainda em 2014, foi aceita a liminar e Bernal chegou assumir o cargo, mas a decisão foi derrubada no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Contudo, também em agosto do ano passado, o tribunal reviu a decisão e revogou a liminar de segunda instância, voltando a valer a primeira. Ou seja, Bernal voltou ao cargo.

Alegações finais – A Câmara Municipal informou que o processo de cassação respeitou e preencheu todos os requisitos legais e oportunizou o pleno exercício do contraditório e ampla defesa. Citando o exemplo do presidente Michel Temer (PMDB), que discutiu formação de governo antes da conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), a procuradoria do órgão considera natural discussão prévia sobre secretariado.

Os vereadores alegam que o voto foi técnico e pedem que sejam desconsiderados os documentos da Coffee Break, que apura corrupção no processo de cassação de Bernal. A defesa do prefeito, por sua vez, cita a operação e conluio para retirá-lo do cargo.

Nos siga no Google Notícias