ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Juiz Sérgio Moro autoriza transferência de Bumlai para presídio no PR

Pecuarista sul-mato-grossense está preso desde novembro do ano passado

Michel Faustino | 04/02/2016 23:35
Pecuarista José Carlos Bumlai será transferido para o presídio em Curitiba(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
Pecuarista José Carlos Bumlai será transferido para o presídio em Curitiba(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

O juiz Sérgio Moro autorizou, nesta quinta-feira (4), a transferência do pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai e do ex-deputado federal Pedro Corrêa da carceragem da Polícia Federal para o Complexo Médico Penal de Pinhas, na região metropolitana de Curitiba (PR).

Conforme divulgado pelo jornal O Globo, a transferência foi feita a pedido do delegado federal Igor Romário de Paula que alegou que "a carceragem da Polícia Federal em Curitiba se destina tão somente a presos provisórios ou custodiados em eventual risco, bem como a limitação de espaço que dificulta a movimentação dos presos em flagrante e de eventuais operações policiais". O delegado da PF também citou possíveis novas operações policiais como motivo para que Bumlai e Corrêa fossem transferidos ao presídio.

Moro concordou com Romário de Paula, e permitiu a transferência afirmando que "a carceragem da Polícia Federal, apesar de suas relativas boas condições, não comporta, por seu espaço reduzido, a manutenção de número significativo de presos". Segundo Moro, o Complexo Médico Penal "vem atendendo satisfatoriamente as condições de custódia" dos presos que lá estão por prisões provisórias.

Bumlai foi preso na 21ª fase da Lava Jato, em novembro, e virou réu em dezembro pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e gestão fraudulenta. Segundo os investigadores, o empresário e amigo do ex-presidente Lula integrou um esquema de corrupção envolvendo a contratação da Schahin pela Petrobras para operação do navio sonda Vitoria 10000 e a concessão de um empréstimo fictício para lavar propina que seria encaminhada ao PT.

Já Pedro Corrêa foi condenado por Moro a vinte anos, sete meses e dez dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no escândalo do petrolão.

Segundo a acusação, o ex-deputado do PP pernambucano embolsou 11,7 milhões de reais em propina. Em apenas uma das 72 práticas de corrupção penalizadas pela Justiça, o ex-parlamentar recebeu 2,03 milhões de reais. "O mais perturbador em relação a Pedro Corrêa consiste no fato de que recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 [julgamento do mensalão], havendo registro de recebimentos até outubro de 2012", disse Moro na sentença que condenou Corrêa.

Na mesma decisão em que autorizou a transferência de Bumlai e Corrêa, Sergio Moro atendeu a um pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), feito em 26 de janeiro, para interrogar o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada. A CGU quer ouvir Zelada, condenado por Moro na segunda-feira a 12 anos e dois meses de prisão, a respeito de irregularidades na contratação da Odebrecht para prestar serviços de saúde, meio ambiente e segurança à petrolífera no Brasil e no exterior.

O depoimento do ex-diretor da Petrobras está marcado para o dia 8 de abril na sede da CGU em Curitiba.

Nos siga no Google Notícias