ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Juíza defere 2ª liminar suspendendo nomeação de Lula na Casa Civil

Michel Faustino | 17/03/2016 19:29

A juíza Regina Coeli Formisano da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro deferiu no início da noite desta quinta-feira (17) uma segunda liminar na ação popular suspendendo a nomeação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil do governo Dilma Roussef (PT).

“Ao nomear o Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, para o cargo de Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República e estando o mesmo sob investigação, na Justiça Federal do Paraná, acusado de crimes os mais diversos, teve por objetivo, tão somente, conceder-lhe o foro privilegiado, inerente ao cargo, tipificando “escolha de Juízo”, incorrendo assim em desvio de finalidade e ilegalidade do objeto”, diz trecho da decisão divulgada pela coluna Radar, da Veja.

Em outro trecho, a juiza acrescenta que a intenção da Presidente da República, era, exatamente, “blindar” Lula e redirecionar os processos referentes à Operação Lava Jato para a Suprema Corte Nacional, “onde sete dos onze Ministros atuantes, foram indicados pelo partido do Governo”.

Regina Coelho pondera que “tal proceder fere de morte o princípio constitucional do Juiz Natural e o Sistema Jurídico Brasileiro. Por outro lado, não se afigura razoável que a Presidente da República deste País, tente obstruir o curso da Justiça em qualquer grau de jurisdição. Uma vez retirado o sigilo dos processos oriundos da operação Lava Jato, tenho que os fatos ali veiculados maculam, de forma indelével, a reputação do referido cidadão que pretende agora o cargo de Ministro de Estado, para obter o privilégio de foro. Assim, bem examinados os presentes autos, tenho que merecem acolhida as razões declinadas pelos autores”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias